Sábado, 27 de Abril de 2024

Lideranças do turismo no Tocantins apresentam propostas para o setor em 2024 durante reunião do Foestur

No encontro, o secretário Hercy Filho ouviu projetos e pontuou ações da Setur

Foto: Mazim Aguiar
post
Por Ascom / Governo do Tocantins

21 fevereiro, 2024 às 10:14

Na manhã desta terça-feira, 20, foi realizada a 87ª reunião ordinária do Fórum Estadual do Turismo (Foestur), conduzida pelo secretário de Turismo e presidente do colegiado, Hercy Filho. A reunião aconteceu na sede administrativa do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto), em Palmas, e contou com representantes do colegiado, formado por entidades públicas e privadas comprometidas com o desenvolvimento do segmento no Estado.

No encontro, o secretário Hercy Filho ressaltou a disposição do governador Wanderlei Barbosa em buscar atender demandas que sejam significativas. Apresentou a renovação da equipe da Superintendente de Operações Turísticas e Projetos Estratégicos, agora liderada por Kleiryanne Aguiar.

Hercy Filho também ressaltou a participação na recente mobilização em Brasília pela continuidade do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse), quando conquistou apoio de vários representantes da bancada do Tocantins no Congresso Nacional. Também ressaltou a gestão da Setur para conquistar espaço de participação junto à Embratur em dois eventos internacionais, a 34ª  Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL 2024) e a ITB Berlim 2024, a partir de 28 de fevereiro.

Outros projetos apresentados foram o Conheça o Brasil: Realiza e a 6ª Pesca Trade Show (SP). Houve ainda informes sobre Oficinas de Planejamento das Regiões Turísticas e sobre a pesquisa realizada durante o Carnaval 2024 para tabulação e divulgação de dados sobre o perfil do turista.

Vários participantes usaram da palavra para apresentarem suas projeções para o ano, entre eles o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Wilanildo de Almeida Pinheiro, que ressaltou a presença tocantinense em eventos nacionais e a possibilidade de trazer uma edição ao Estado, e o secretário Executivo da Agência de Turismo de Palmas (Agtur), Marcos Miranda, que pontuou várias ações, entre elas a criação de uma rede municipal de trilhas que pretende aumentar o fluxo turístico na Capital.

Além das instituições citadas, o Foestur tem como membros a Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV Tocantins), o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), a Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto), a Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo (ABBTUR), a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), o Serviço Social do Comércio (Sesc), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), a Associação dos Profissionais de Turismo do Tocantins (Aprotur), a Associação Brasileira dos Clubes da Melhor Idade (ABCMI), a Associação Brasileira dos Jornalistas de Turismo (Abrajet), o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal, o Banco da Amazônia (BASA), o Convention & Visitors Bureau Palmas, o Instituto Federal do Tocantins (IFTO), a Universidade Federal do Tocantins (UFT), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) e os representantes dos Fóruns Regionais de Turismo.

 

Legendas:

Secretário Hercy Filho presidiu a primeira reunião ordinária do Foestur em 2024_Mazim Aguiar_Setur

Novos integrantes da Superintendência de Turismo foram apresentandos no início da reunião_Mazim Aguiar_Setur