A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) deu início à publicação de uma série de vídeos curtos, que vão facilitar aos municípios o uso de novas funções já disponíveis no Sistema Informatizado de ICMS Ecológico (Siseco). Os dois primeiros vídeos da série mostram as novidades para preenchimento das questões de múltiplas escolhas e a função resetar questão, no sistema Siseco. Além de instruções práticas das novas funções no sistema, os vídeos vão oferecer informações sobre melhorias na legislação que vão favorecer o desempenho de ações.
O secretário Marcello Lelis afirmou que “o Governo do Tocantins está trabalhando no desenvolvimento de melhorias no sistema do ICMS Ecológico e começa a divulgar as modificações que já estão disponíveis para os municípios”.
A diretora de Inteligência Ambiental, Clima e Florestas, Cristiane Peres, reiterou que “é importante que os municípios acompanhem nossos canais de comunicação, pois melhorias na legislação e do novo questionário estão sendo incorporadas no sistema Siseco e a série em vídeo vai mostrar instruções das funções que estiverem disponíveis, de forma prática”.
A inspetora de Recurso Naturatins, Fernanda Silva, acrescentou que os vídeos vão levar dicas sobre dois níveis, “melhorias da legislação, comunicados para desempenho de novas ações que passam a pontuar e incorporação de novas funções no sistema Siseco”. Fernanda Silva esclareceu que até março os municípios estarão preenchendo o questionário das ações 2023, no modelo que já vinha sendo utilizado, mas para as ações do próximo ano já será adotado o novo questionário”.
Os vídeos com as instruções sobre as novas funções estão disponíveis no canal Youtube da Semarh no endereço @meioambientetocantins, para acesso direto, basta clicar no link do vídeo ICMS Ecológico Questões de Múltiplas Escolhas ou no vídeo tutorial Resetar Questão no sistema Siseco