A criação de um sistema nacional de turismo a partir da integração de órgãos públicos e entidades do setor foi tema do I Seminário de Segurança Turística, realizado pelo Ministério do Turismo nos dias 1º e 02 de outubro, em Brasília.
Esta foi a primeira etapa do projeto de criação do sistema, em que foram identificados pontos de cooperação entre os agentes com atividades voltadas ao setor e discutidos assuntos relacionados à hospitalidade, como saúde, defesa do consumidor e proteção da integridade física e patrimonial de turistas. As discussões envolveram representantes dos ministérios do Turismo, da Justiça e Segurança Pública, do Desenvolvimento Regional e da Saúde, da Anvisa e de órgãos estaduais e municipais.
Segundo o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, a colaboração do todos os órgãos públicos e entidades é importante para um diagnóstico mais completo e eficiente da situação do setor. "O turismo é multidisciplinar e vem se profissionalizando, assumindo um papel ativo nas políticas públicas de forma integrada", pontuou.
Após este trabalho de diagnóstico, será realizada a sistematização de políticas e ações voltadas ao bem-estar dos turistas.
(Com informações do Ministério do Turismo)