Terça, 23 de Abril de 2024

Taquaruçu

Por dentro do ronco de Taquaruçu

No duo de cachoeiras Roncadeira/Escorrega Macaco não é permitido acampar.

Divulgação
post
Os visitantes adultos pagam uma taxa de 10 reais até 1º de junho de 2019, partir de então ela sobe para 15 reais.

15 maio, 2019 às 10:21

O paraíso chamado Taquaruçu tem mais belezas do que se imagina As cachoeiras “Rocandeira” e “Escorrega Macaco”, uma ao lado da outra, ficam a 35 km da capital, Palmas. A maior delas, a Roncadeira, mede 70 metros de altura. Para chegar até este lugar o visitante precisa fazer uma trilha de 1.500 metros. O Governo do Tocantins estima que na alta temporada 400 pessoas visitem o atrativo todos os dias.

O nome Roncadeira tem um significado especial, segundo Neusival Batista, o responsável pela cachoeira Ele relata que os primeiros moradores do distrito de Taquaruçu, na década de 1940, ouviam o “ronco” em suas casas. “Para eles o "ronco" acontecia devido a alguma alteração climática que estaria por vir. Quando a roncadeira "amanhecia roncando", como os mais velhos falavam, iria esfriar ou era início de chuva”, conta Neusival.

No duo de cachoeiras Roncadeira/Escorrega Macaco não é permitido acampar. Os visitantes adultos pagam uma taxa de 10 reais até 1º de junho de 2019,  partir de então ela sobe para 15 reais. Crianças até 9 anos não pagam. O local fica aberto das 8 horas às 17h30.

Neusival lembra que não é permitido levar alimentação até as cachoeiras, assim como protetor solar também é proibido. "Não é preciso usar protetor, pois tem bastante sombra. Também evitamos o uso de materiais químicos se for entrar na água por uma questão ambiental”, enfatiza o responsável. Alimentação só chega até a entrada da trilha. Neusival sugere calçados fechados ou sandálias presas ao pé para realizar a trilha até o atrativo. 

O responsável pelas cachoeiras explica que o nome "Escorrega Macaco” é uma alusão a uma árvore da região que possui este nome. Ela produz um pó entorno do caule que dificulta a subida dos animais. “Na entrada tinha uma árvore dessas que era usada como referência pelos mais velhos para ensinar onde era a cachoeira”, conta Neusival.

Como chegar: 

TO 030 km 38, distrito de Taquaruçu