Quinta, 28 de Março de 2024

Rio de Janeiro será sede de congresso de turismo religioso e sustentável

A cidade maravilhosa concorreu com municípios de cinco países da América e da Europa

16 julho, 2019 às 14:36

O Rio de Janeiro será a sede da 16ª edição do Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável. A "cidade maravilhosa", como é conhecida, concorreu com cidades de outros cinco países para ser a anfitriã do evento que é organizado pela Fundação São José de Ciências Humanas e Religiosas, sediada em Campo Mourão (PR). A 15ª edição do congresso ocorreu entre os dias 10 e 12 de julho em Guarapuava, no Paraná. 

Secretário estadual de Turismo do Rio de Janeiro, Otávio Leite comemorou a escolha. "O turismo religioso se destaca cada vez mais dentre as múltiplas possibilidades que o Rio de Janeiro oferece. Tenho certeza que em abril de 2020 vamos realizar um evento formidável."     

Além de conferências, o congresso prevê painéis, rodadas de negócios, apresentações culturais, pratos típicos e excursões. Pleiteavam a realização do congresso cidades do México, Bolívia, Espanha, Itália e Estados Unidos. O 17º Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável já está agendado para Compostela, na Espanha. 

A Fundação São José de Ciências Humanas e Religiosas é a instituição responsável pela realização da Rota da Fé, um tradicional movimento inter-religioso no Paraná, através do qual os participantes visitam lugares sagrados de culturas distintas, conhecem costumes e gastronomia das comunidades por onde passam e têm contato com a natureza. O movimento, já com um histórico de dezenas de edições, tem movimentado centenas de famílias que se deslocam de suas casas por um dia vivenciando o sagrado e praticando ações ecológicas.