Sábado, 27 de Abril de 2024

Secretária de Estado da Pesca e Aquicultura é escolhida para receber prêmio por protagonismo feminino pelo Ministério da Pesca e Aquicultura

Miyuki Hyashida vai receber o Prêmio Mulheres das Águas na categoria Gestão Pública ou Privada

Foto: Mariah Soares/Governo do Tocantins
post
Gisele Burjack/Governo do Tocantins

15 fevereiro, 2024 às 00:12

A secretária de Estado da Pesca e  Aquicultura, Miyuki Hyashida, foi escolhida para receber o Prêmio Mulheres das Águas, que revela o protagonismo feminino no setor pesqueiro brasileiro. A premiação é uma iniciativa do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) e busca reconhecer e premiar mulheres de destaque nesse contexto.

 

A gestora foi vencedora na categoria Gestão Pública ou Privada e deve receber o prêmio no dia 19 de março, em cerimônia que será realizada em Brasília. “Para mim, é uma imensa felicidade trazer esse prêmio para o Tocantins, porque é um mérito que carrego junto com outras mulheres, lutadoras e desbravadoras da pesca e aquicultura, que não desistem de querer fazer mais e melhor, todos os dias. Então, estou muito feliz e só tenho a agradecer!”, comemorou a secretária Miyuki.

 

Com experiência no setor da piscicultura por mais de 30 anos,  Miyuki Hyashida mudou-se para o estado do Tocantins, nos anos 90, onde fundou e consolidou o empreendimento Aquicultura Fazenda São Paulo, hoje referência na produção de alevinos e formas jovens de espécies amazônicas. À frente  da Secretaria de Estado da Pesca e  Aquicultura, ela também tem atuado no fortalecimento de políticas estaduais para fomento do setor.

 

A premiação chama a atenção para atuação de mulheres na consolidação desse setor que também é fundamental para a economia e a cultura brasileira. A cerimônia reconhecerá o papel de outras mulheres escolhidas nas demais categorias. Segue abaixo o resultado final do Prêmio Mulheres das Águas:


 

Gestão Pública ou Privada

- Ganhadora:
- Miuki Hyashida
- Local: Palmas/TO
- Indicante: Autoindicação

 

Menção honrosa:

- Newman Maria da Costa
- Local: Brasília/DF
- Indicante: Abla - Associação Brasileira de Lojas de Aquariofilia

 

- Camila Gomes Marinho
- Local: Teresina/PI
- Indicante: CNA - Comissão Nacional de Aquicultura da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil