O Salão Nacional do Turismo, último grande evento do segmento em 2023, foi aberto oficialmente nesta sexta, 14, na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília. A solenidade contou com os maiores expoentes do setor na esfera pública, liderados pelo ministro do Turismo, Celso Sabino, que ressaltou o apoio do Governo Federal ao segmento, que vem unido ao compromisso com o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável. "Respiramos diversidade", ressaltou Sabino, ao citar a COP 2025.
O Ministro também visitou os estandes e parou para fotografias com os cavaleiros de Taguatinga, que estão no Salão para representar as Cavalhadas.
O Salão do Turismo é dividido em segmentos e o Tocantins participa com seis espaços distintos. Já no primeiro dia, chamou a atenção ao oferecer experiências físicas e virtuais pelo Jalapão, praias, aldeias indígenas e de uma casa de farinha, além de apresentar o artesanato em capim dourado. Já o estande institucional foi procurado por um grande número de visitantes em busca de informações gerais sobre os atrativos tocantinenses.
"Serão três dias de visitações em que o brasileiro e o público estrangeiro terão oportunidade de conhecer o melhor do Brasil e do Tocantins, por meio dos seus estandes que trazem um extrato de toda a riqueza do nosso Estado", disse Hercy Filho, ao ressaltar que o governador Wanderlei Barbosa apoiou integralmente a participação do Estado no evento.
Fornatur
Gestores de turismo de todo o Brasil participaram, no primeiro dia do Salão, da última reunião de 2023 do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo (Fornatur). A pauta principal foi a eleição, por aclamação, da diretoria para o biênio 2024-2025, mantendo no cargo o atual presidente, Fabrício Amaral, presidente da Goiás Turismo.
O secretário de Turismo do Tocantins, Hercy Filho, assumirá a diretoria da Região Norte. Segundo Fabrício, a experiência do gestor tocantinense, inclusive no Ministério do Turismo, será fundamental para os avanços do Fórum, uma instituição que trabalha pela representatividade.
Hercy Filho agradeceu a confiança e lembrou o compromisso do Fornatur de alimentar o MTur com demandas e busca de meios para o desenvolvimento do turismo.