Nesta quinta-feira, 8, o Secretário do Turismo, Hercy Filho, esteve reunido com a primeira-dama, Karynne Sotero, que está à frente da Secretaria Extraordinária de Participações Sociais do Estado. Em foco, o paradesporto no Estado do Tocantins.
Durante o encontro, que aconteceu no gabinete da primeira-dama, o gestor da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) apresentou o trabalho desenvolvido pelo Instituto Reviver, uma Organização Não Governamental (ONG) dedicada a oferecer esporte, educação e cultura para Pessoas com Deficiência (PCD).
Para o gestor da Setur, os eventos paradesportivos, como os realizados pelo Instituto, além de contribuir com a inclusão das Pessoas com Deficiência, gera um fluxo turístico para o Estado. “Podemos mostrar que o Tocantins pode receber a todos, ampliar seu potencial no sentido de atrair mais turistas para o nosso Estado”, defende o secretário.
O Governo do Tocantins, através das secretarias de Estado da Educação (Seduc) e do Esporte e Juventude (Seju), tem apoiado ONG's como o Instituto Reviver dedicado à promoção da inclusão e apoio à pessoa com deficiência na prática esportiva. O Comitê Paraolímpico Brasileiro estabeleceu no Tocantins o Centro de Referência Paraolímpico, sob a coordenação de Soraia Tomaz, que também ocupa a direção do Instituto Reviver.
Durante a reunião, Soraia detalhou alguns eventos de paradesporto planejados para o Tocantins. “Estamos empenhados em desenvolver o Seminário Modalidades Paraolímpicos entre os dias 9 e 10 de março, como evento inclusivo com diversas modalidades”.
Entusiasmada com o trabalho apresentado, Karynne Sotero reafirmou o compromisso do Estado com a causa. ”Esse trabalho é muito importante. Estou orgulhosa em conhecer o trabalho desenvolvido pela Soraia e pelo Instituto Reviver.” Sotero lembrou ainda do apoio do Governo do Tocantins com a causa em pauta bem como com outras demandas que tem apoiado.
Presenças
Demonstrando o compromisso do governo em apoiar e promover o paradesporto, e visando a inclusão e o desenvolvimento social no Estado, participaram da reunião o Secretário de Educação do Tocantins, Fábio Vaz, o Secretário Executivo dos Esportes e Juventude, Atos Gomes, a Diretora de Educação Inclusiva da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Paola Regina, e o Diretor de Paradesporto, Tiago Evangelista.