Em busca de promover a história do município, a Prefeitura de Porto Nacional, por meio de uma equipe da Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo, acompanhou nesta sexta-feira, 29, dois grupos de turistas para conhecerem o Centro Histórico. Os visitantes passaram pela Catedral Nossa Senhora das Mercês, onde puderam ouvir a história de sua construção através da guia de turismo, pelo Memorial Padre Luso, o prédio da COMSAÚDE e a loja de artesanato Porto Arte.
A turismóloga da Secretaria da Cultura e do Turismo, Ângela Dantas, destacou o crescimento do turismo na cidade, especialmente o pedagógico, com a chegada frequente de escolas e estudantes de diferentes lugares. “É o roteiro geo-turístico que está trazendo esse pessoal hoje, são dois grupos. Todos os dias estamos recebendo grupos de alunos que vêm de todo o estado para conhecer a nossa cidade, a nossa história. É o que eu sempre falo, o turismo promove a cidade, gera renda e a gente está tendo um crescimento muito grande do turismo pedagógico aqui em Porto Nacional”.
Entre os visitantes, estava o grupo da Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Maria da Glória, de Tupirama, Tocantins. O diretor José Martins liderou a excursão, que integra o projeto Viagens do Conhecimento, um meio de incentivo aos alunos. “Nós hoje estamos aqui com 60 alunos, mais a equipe que está acompanhando e algumas mães. É o projeto Viagens do Conhecimento, associado ao Aluno Destaque. Iniciamos esse projeto no início desse ano, no primeiro bimestre tivemos 12 alunos destaque e pegamos esses alunos para conhecer a Agrotins. No segundo bimestre, tivemos 24 alunos, viemos com esses alunos para conhecerem a Usina Hidrelétrica de Lajeado e o Sítio Caititu, também em Lajeado. Hoje, nós estamos aqui com 49 alunos destaque, mais alguns protagonistas do grêmio e da terceira série para conhecer o Centro Histórico de Porto Nacional”, explicou o diretor.