Como já havia anunciado, a companhia aérea Azul realiza no dia 6 de julho o primeiro voo entre Palmas (TO) e Recife (PE). O novo serviço tem relação direta com a decisão do governo do Tocantins de reduzir a alíquota do imposto que incide sobre o querosene de avião. A alíquota, que era de 14%, será reduzida de forma progressiva entre 7% e 3%. Inicialmente o voo será uma vez por semana, aos sábados, mas a companhia não descarta a possibilidade de ampliar a frequência.
Da capital do Tocantins, os voos partirão às 10h45 com pouso estimado às 13h25 no Recife. No sentido inverso, a decolagem estará prevista para às 14h10 com chegada às 16h50 em Palmas. As operações serão realizadas a bordo de jatos Embraer para até 118 passageiros. Recife é o principal centro de conexão da Azul na região Nordeste. O diretor de Alianças da Azul, Marcelo Bento, acredita que o novo serviço é uma “oportunidade inédita de abrir novos mercados para o turismo no Jalapão”. A empresa estuda operar em Araguaína (TO), mas aguarda adequações na infraestrutura do aeroporto local.
No Recife, clientes de Palmas terão conexões imediatas para Natal, João Pessoa, Fernando de Noronha, Maceió e Fortaleza. A partir da capital de Pernambuco a Azul também opera para destinos internacionais como Orlando e Fort Lauderdale, nos Estados Unidos, e Rosário e Córdoba, na Argentina. Em Palmas, clientes que partirem do Recife poderão se conectar para Goiânia.