Sábado, 20 de Abril de 2024

JALAPÃO

Votação popular elege Jalapão como um dos três melhores destinos do Brasil em 2019

Jalapão superou regiões reconhecidas como Fernando de Noronha, Bonito e Jericoacoara

Emerson Silva/Governo do Tocantins
post


30 outubro, 2019 às 17:31

O Prêmio Melhores Destinos 2019, anunciado nesta quarta-feira, 30 de outubro, elegeu a região do Jalapão como o terceiro melhor ponto turístico do Brasil, ficando atrás apenas da cidade de Lençóis (MG) - 1º lugar - e Gramado (RS) - 2º lugar. Baseado na votação popular de mais de 25 mil leitores, o prêmio levou em conta viagens realizadas entre 2018 e 2019. 

A região do Jalapão conta com 34 mil km² de área e é conhecida por seus chapadões e serras, dunas alaranjadas, rios encachoeirados e nascentes, sendo destino ideal para os amantes do ecoturismo e turismo de aventura. O Jalapão é formado pelos municípios de Lizarda, Novo Acordo, Mateiros, Ponte Alta do Tocantins, Santa Tereza e São Félix.

Na premiação, a região tocantinense ficou com média de 8,68 pontos, levando em conta as categorias custo-benefício, atrações, gastronomia, receptividade e segurança. O Jalapão se destacou nos quesitos atrações (9,34), receptividade (9,28) e segurança (9,27), levando a região a ficar a frente de destinos turísticos como Fernando de Noronha, Bonito e Jericoacoara. 

A superintende de Turismo da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Maria Antônia Valadares, destacou que está sendo realizado um intenso trabalho de melhoria da infraestrutura na região. "E também na divulgação do turismo de vivência, pois entendemos que nossas comunidades quilombolas têm muito a mostrar aos nossos visitantes", ressaltou Maria Antônia. O presidente da Adetuc, Tom Lyra, reforçou o compromisso do governo estadual na pavimentação asfáltica do Jalapão para garantir maior facilidade de acesso aos turistas.