Quarta, 26 de Janeiro de 2022

Teatro

Cia Cenaberta apresenta última temporada em 2021 do espetáculo 'Pequeno Príncipe no Cerrado'

O projeto conta com patrocínio da Fundação Cultural de Palmas (FCP), por meio do Fundo Municipal de Cultura (Promic 2019)

Foto: Reprodução
post


13 dezembro, 2021 às 19:29

A Cia Cenaberta de Teatro retoma o espetáculo teatral 'O Pequeno Príncipe no Cerrado' em quatro sessões nesta quarta e quinta-feira, 15 e 16, às 18 horas e às 20 horas, no Teatro Sesc Palmas. A classificação é livre e os ingressos custam R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia) e estarão disponíveis para venda a partir das 14 horas de quarta-feira, 15, na bilheteria do Teatro do Sesc. O projeto conta com patrocínio da Fundação Cultural de Palmas (FCP), por meio do Fundo Municipal de Cultura (Promic 2019).

Com direção de Kaká Nogueira e produção de Bell Gama, a peça é uma adaptação assinada pela dramaturga Ana Isabel Friedlander de uma das histórias mais famosas da literatura na humanidade, o Pequeno Príncipe, de Saint Exupéry.

O espetáculo apresenta uma viagem lúdica, atual e mágica ao Cerrado brasileiro. A sinopse mostra a história de um jovem de um planeta pequeno distante que, buscando entender os mistérios do universo, sai em busca de respostas em vários mundos e se depara, no meio do Cerrado, com um piloto de avião que estava caído, e com ele encontrará todas as respostas que faltavam.

Conforme a dramaturga, a ideia não é fazer uma história nova, mas sim contar esta história como ela deve ser contada, simples, lúdica e mágica.

O diretor de 'O Pequeno Príncipe do Cerrado', o ator Kaká Nogueira, afirma que a escolha de construção cênica do espetáculo valoriza um visual lúdico e fantasioso. “Ele é hora teatral, hora circense, com interpretação que vai do naturalismo ao expressionismo, este comum da comédia Dell’arte”, afirma acrescentando ainda que também é opção de direção cênica a interação com a plateia e a construção de um ambiente de magia infantil, mas que contempla todas as idades.

A produtora Bell Gama ressalta que a Cenaberta apresenta um espetáculo pensado para toda a família, um cenário lúdico, marcado por símbolos do cerrado, evidenciando o segundo maior bioma do país, e também o mais ameaçado. “Damos ênfase à fava-de-bolota, árvore símbolo do Tocantins, mas, também, um espaço com aridez acentuada, porém com evidente beleza, marcado pela iluminação do espetáculo. Uma produção que foca na cultura regional e suas riquezas”, afirma.

 

Patrocínio

O projeto conta com patrocínio da Fundação Cultural de Palmas (FCP), por meio do Fundo Municipal de Cultura (Promic 2019); do Banco da Amazônia, por meio do Patrocínio Cultural Banco da Amazônia 2020 e da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), por meio do Prêmio Aldir Blanc Tocantins 2020.

 

Cenaberta

A Companhia Cenaberta, com mais de 10 anos, é uma produtora cultural focada no teatro e cinema e já produziu no Tocantins diversos espetáculos teatrais com apresentações em todas as regiões do País, e é hoje uma das principais produtoras culturais do norte brasileiro. A equipe conta com produtores, atores profissionais, diretores, dramaturgos, professores universitários de teatro, acompanhamento de coaching, pedagogo, cenógrafo, cenotécnico, iluminador cênico, sonoplastas, figurinista.

 

FICHA TÉCNICA

Projeto: Cena Infantil

Realização/Produtora: Cia. Cenaberta de Teatro

Produtora associada: Cena Filmes Ltda.

Produção executiva: Bell Gama

Espetáculo: O Pequeno Príncipe no Cerrado

Gênero: infanto-juvenil

Texto: Antoine de Saint Exupéry

Adaptação dramatúrgica: Ana Isabel Friedlander

Direção geral: Kaká Nogueira

Codireção: Cícero Belém

Preparação de Elenco: JhonWeiner, Carol Cecília, Ana Friedlander, Bell Gama e Juliano Gomes

Figurinistas: Bell Gama e Brian Castro

Concepção de figurino: Carolina Cecília

Costureira: Izanir Sales

Iluminação: Lúcio Miranda

Cenografia: Ronan Gonçalves

Cenotécnica: Thiago Omena, Éber Nunes, Erdilez Paiva e Renato Moura

Sonoplastia Exclusiva Original: Heitor Oliveira e Diego Britto

Técnico de som: Saulo Moura e Bruno Barbosa

Técnico de luz: Thiago Omena

Maquiagem: Brunna Silveira

Coordenação de comunicação: Bell Gama

Assessoria de imprensa: Cinthia Abreu

Designer gráfico: Carla Galvão

Tradução em libras: Jeferson de Cerqueira

Assessoria de redes: Baru Comunicação

Assistente de assessoria de redes: Fernanda Barbosa

Apoio administrativo: Maila Nohara