O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) inicia nesta quinta-feira (04), de forma virtual, o workshop "Formação em Mudança do Clima e Mercados de Carbono para o Estado do Tocantins".
O curso foi estruturado pelo escritório Ludovino Lopes Sociedade de Advogados (“Escritório”), com sede na capital paulista, que possui forte atuação na estruturação jurídica de Projetos nas áreas Ambiental, Sustentabilidade e Redução de Emissões de Gases de Efeito Estufa .
A iniciativa tem como objetivo promover conscientização, aprofundar o conhecimento e desenvolver habilidades práticas voltadas à mitigação das mudanças climáticas e à participação nos mercados de carbono.
Além disso, visa fortalecer as políticas públicas no contexto do Programa Jurisdicional REDD+ do Tocantins, ao qual foi pioneiro em nível subnacional com submissão ao Padrão de Excelência Ambiental ART TREES.
Com carga horária total de 24 horas, o curso será ministrado em formato híbrido, contemplando aulas presenciais e remotas. A formação abordará temas essenciais para servidores públicos e técnicos que atuarão na execução das ações e estratégias do Programa Jurisdicional REDD+ do Tocantins.
De acordo com o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis, o curso é fundamental para capacitar profissionais com a expertise necessária para o sucesso do Programa Jurisdicional REDD+ do Tocantins, promovendo o alinhamento entre desenvolvimento sustentável, governança ambiental e metas globais de mitigação climática.
“A ideia é que, ao término do curso, os participantes sejam capazes de compreender as causas e implicações da crise climática, conhecer os principais acordos climáticos nacionais e internacionais e entender os mercados de carbono, tanto voluntário quanto regulado, e seus impactos econômicos”, destacou o secretário.
As aulas serão conduzidas por especialistas nas áreas de mudanças climáticas, mercados de carbono e políticas públicas sustentáveis. O cronograma do curso se inicia nesta quinta-feira (05), das 15h às 16h30, e segue até o dia 14 de março de 2025. A programação foi elaborada para proporcionar uma abordagem prática e aplicada, com foco no desenvolvimento sustentável e na transição para uma economia de baixo carbono.
Seleção e participação
Cada secretaria, entidade ou órgão do Estado do Tocantins tem direito a uma vaga para a participação de servidores ou gestores públicos diretamente envolvidos com ações e práticas sustentáveis alinhadas ao Programa Jurisdicional REDD+.
Contato e informações
Para mais informações, a Superintendência de Gestão de Políticas Públicas Ambientais da SEMARH está disponível pelo telefone (63) 3218-7696. A servidora Isabel Acker será a ponto focal desta iniciativa e pode ser contatada pelo telefone (63) 99273-7331 ou pelo e-mail redd.tocantins@gmail.com.