Terça, 23 de Abril de 2024

HOMENAGEM

Taquaruçu recebe primeira edição do Festival de Arte e Cultura Pierre de Freitas

Elba Ramalho é um dos destaques da programação

Wladimir Machado/Governo do Tocantins
post


25 outubro, 2019 às 15:02

Em homenagem ao artista plástico, professor, produtor cultural e tatuador Pierre de Freitas, falecido em janeiro de 2017, ocorre em Taquaruçu, nos dias 26 e 27 de outubro, a primeira edição do Festival de Arte e Cultura Pierre de Freitas. As atividades ocorrerão na Praça Joaquim Maracaípe, e serão gratuitas e abertas ao público. 

O evento segue a premissa de Freitas de que o mundo pode ser mudado com a arte. O grande destaque da programação é o show da cantora Elba Ramalho, no sábado. A artista nordestina, que tem mais de 50 anos de carreira e coleciona sucessos, trará o melhor da MPB, xote, baião, xaxado e forró.

Ainda na parte musical, haverá show no sábado da cantora Nacha Moretto, trazendo suas influências latinas, e do DJ Rafael Guirole nos dois dias do evento. O público também poderá apreciar, no sábado e no domingo, a exposição Pierre de Freitas, com os principais trabalhos do artista, e a oficina infantil de pintura desenvolvida pelo Instituto Wanderlei, sempre a partir das 15h.

Também no sábado haverá intervenções circenses do grupo Os Kaco, formado há 10 anos e que hoje apresenta um intenso trabalho cultural no distrito de Taquaruçu e contribui na produção de festivais em todo o Brasil. Além disso, ocorrerá o rito da queima dos tambores da aldeia TabokaGrande. 

Realizado pelo Instituto Cidadania Amazônia com apoio da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), o Festival Pierre de Freitas foi viabilizado por emenda parlamentar da deputada estadual Claudia Lélis.     

Confira a programação completa: