Em um mundo cada vez mais consciente da importância da preservação ambiental, é fundamental que cada indivíduo assuma sua parcela de responsabilidade. Por isso, a Buriti Empreendimentos, referência no ramo de planejamento e desenvolvimento urbano do Brasil, destaca medidas de sustentabilidade que podem ser colocadas em prática no dia a dia como as questões que envolvem os resíduos sólidos, a gestão de água, eficiência energética e o uso de materiais ecológicos na construção.
“Nós acreditamos que atitudes individuais responsáveis em relação ao meio ambiente podem ter um impacto positivo para as pessoas, gerando mais qualidade de vida, menos poluição e doenças. A sustentabilidade pode estar presente nas pequenas atitudes, como por exemplo no descarte correto do lixo de casa ou do entulho das obras, na escolha dos materiais de construção e até mesmo no uso racional da água”, afirma a advogada da Buriti, Dra. Mônica Araújo.
Cuidado com o Meio Ambiente
No mês de março deste ano, o Grupo G10, do qual a Buriti faz parte, repassou à Prefeitura de Palmas um terreno, em forma de doação, com área de 94.212,80 m² na Arso 151, destinada à implantação do Parque denominado Papagaio Galego, primeira unidade de preservação ambiental urbana da Capital.
“A Buriti reconhece seu papel na construção de uma sociedade mais sustentável e integra práticas ambientalmente responsáveis em seus projetos. Desde a escolha criteriosa dos locais de seus empreendimentos até os materiais utilizados, a empresa busca minimizar o impacto ambiental e promover uma integração harmoniosa. A doação da área para construção da primeira unidade de preservação ambiental urbana de Palmas mostra o quanto estamos conectados com essa agenda”, destaca a Dra. Mônica Araújo.
Dicas
O presidente da Associação das Empresas Loteadoras do Tocantins (AELO-TO), Pablo Teixeira, dá algumas dicas de responsabilidade ambiental que podem ser adotadas pelas pessoas no seu dia a dia. “O princípio de “reduzir, reutilizar e reciclar” pode ser implementado em nossas vidas de diversas maneiras. Optar por embalagens com menos plástico, utilizar sacolas reutilizáveis e separar resíduos para reciclagem são passos simples que qualquer pessoa pode adotar. A reciclagem não apenas reduz a quantidade de resíduos nos aterros sanitários, mas também diminui a demanda por recursos naturais”, disse.
Em relação à arquitetura das casas, Pablo Teixeira destaca que é importante priorizar projetos que otimizem o uso da luz natural e da ventilação para diminuir a dependência de iluminação artificial e o uso do ar-condicionado. “No manejo da água, instalar sistemas de captação e reuso de água da chuva, além de utilizar torneiras e chuveiros de baixo consumo, também pode fazer uma grande diferença”, explica.
“Outra dica importante é a gestão dos resíduos sólidos, separando o lixo reciclável, a compostagem de restos de alimentos, por exemplo. Também é recomendável ficar atento à eficiência energética, investindo em eletrodomésticos e equipamentos com classificação A, e utilizar lâmpadas modelo LED”, conclui.