Quinta, 28 de Março de 2024

Agricultura Familiar

Tocantins beneficia 139 municípios com kits para Centrais de Apoio a Distribuição de Produtos da Agricultura Familiar

De acordo com a Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (SETDS) já foram adquiridos 278 cadeiras.

Divulgação/Governo do Tocantins
post
Entre os itens adquiridos estão balanças eletrônicas, freezers, computadores, impressoras, mesas de escritório, aparelhos de ar-condicionado, câmara frigorífica e um caminhão frigorífico completo.

17 abril, 2019 às 15:00

Jesica Maldonado - Jalapão News 

O Governo do Tocantins beneficia com equipamentos, materiais e kits as Centrais de Apoio a Distribuição de Produtos da Agricultura Familiar, que serão destinados em 139 municípios do Tocantins. A prefeitura de cada município irá receber logo após assinatura de um termo de cessão de uso que está prevista para acontecer neste primeiro semestre de acordo com o Governo. O secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social Messias Araújo comenta que o benefício vem de muita determinação “é com muita garra, determinação e atitude, cumprindo com o desenvolvimento social e dando oportunidade as  famílias de baixa renda e aos mais necessitados. ajudando a cumprir com os promissos do Governo, de municipalizar o nosso estado”.

De acordo com a Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (SETDS) já foram adquiridos 278 cadeiras, 139 mesas, 105 impressoras, 139 balanças eletrônicas, 11 câmaras frias entre outros. 

Segundo o Governador Mauro Carlesse os agricultores familiares não tinham como fazer transporte dos produtos, logo o governo também garante auxílio e segurança alimentar de quem consome esses produtos, para isso é essencial a capacitação dos profissionais que será realizada nas Centrais de Recebimento e Distribuição do Programa da Aquisição de Alimento. Entre os itens adquiridos estão balanças eletrônicas, freezers, computadores, impressoras, mesas de escritório, aparelhos de ar-condicionado, câmara frigorífica e um caminhão frigorífico completo.

O projeto conta com recursos da ordem de R$ 5,7 milhões do Ministério da Cidadania com apoio do Governo do Tocantins.

Segundo o secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social Messias Araújo o programa vai melhorar os centros para que agricultores possam garantir mais qualidade e uma produção maior aos seus consumidores. 

Como Funciona


O agricultor familiar vende os produtos para as prefeituras, através do Programa de Aquisição de alimentos (PAA). Os produtos serão armazenados na Central de Apoio e Distribuição de cada município, após a entrega. De acordo com o Governo do Estado quem irá receber esses alimentos são pessoas mais carentes, que vivem em situação de vulnerabilidade social.

Fonte: Governo do Tocantins