O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Divaldo Rezende, acompanhado da gestora Executiva, Mônica Avelino Arrais, recebeu em seu gabinete o presidente da Federação das Associações e Entidades Rurais do Tocantins (Faerto), Marcino Pereira Lima, para dialogar sobre pontos de interesse do setor no âmbito do Programa Jurisdicional de Redução de Emissões dos Gases de Efeito Estufa por Desmatamento e Degradação Florestal (JREDD+).
O encontro é um desdobramento das agendas que têm sido realizadas com o setor agroprodutivo — envolvendo a agricultura familiar e os pequenos, médios e grandes produtores — com o objetivo de integrá-los às etapas do JREDD+. Os agricultores familiares estão incluídos na proposta de repartição de benefícios do programa, dentro do subprograma que contempla produtores rurais de diferentes portes.
“O mais importante é esse alinhamento que eles estão trazendo em relação à contribuição do setor para o programa, que está perfeitamente em sintonia com as diretrizes que eles apresentam”, afirmou o secretário.
O presidente da Faerto defendeu que os recursos do programa devem ser aplicados por meio de ações e projetos coletivos. Sugeriu, ainda, que os projetos a serem incorporados pelo JREDD+ possam ser desenvolvidos de acordo com o sistema agroflorestal integrado e com o Projeto Gamboa, implementado pelo município de Palmas. Propôs também a criação de uma rota da fruticultura no estado.
Na ocasião, Marcino convidou o secretário e sua equipe para participarem de dois eventos promovidos pelos agricultores: um que ocorrerá em Piquizeiro, no dia 1º de novembro, e outro previsto para abril do próximo ano.
A reunião contou ainda com a presença da consultora técnica Rose Sena e do engenheiro ambiental Paulo Coraz.


