A ministra da Gestão e da Inovação, Esther Dweck, é a convidada do “Bom Dia, Ministra” desta terça-feira, 16 de dezembro. Durante a conversa com profissionais de rádios e portais de várias regiões do país, a partir das 8h, ela vai detalhar alguns dos principais temas da pasta, como os dados do protagonismo feminino na segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), a nova Estratégia Nacional de Contratações Públicas e o cadastro biométrico de usuários de benefícios sociais.
O CPNU 2 ocorreu em todas as 228 cidades previstas no dia 7 de dezembro. Um dos destaques da prova foi a quantidade de mulheres que passaram para a segunda fase: 57,12% do total de candidatos. Os homens representaram 42,86%. O resultado reflete o impacto da ação afirmativa de equidade de gênero e confirma o protagonismo feminino na disputa pelas vagas do serviço público federal. Considerado o maior concurso público da história do país, o CPNU se consolidou como uma política pública capaz de reconstruir a presença do Estado e fortalecer serviços essenciais.
ESTRATÉGIA NACIONAL DE CONTRATAÇÕES PÚBLICAS — Na entrevista, Esther Dweck também abordará a Estratégia Nacional de Contratações Públicas para o Desenvolvimento Sustentável (ENCP), iniciativa que propõe que as compras públicas retornem para a sociedade em forma de desenvolvimento inclusivo, sustentável e de fortalecimento da economia brasileira. A ideia é que a Estratégia também possa ser replicada por estados e municípios de forma adaptada às realidades regionais.
CADASTRO BIOMÉTRICO — Outro tema a ser tratado pela ministra da Gestão e da Inovação é a adoção gradual do cadastro biométrico de usuários de benefícios sociais. A Carteira de Identidade Nacional (CIN) será a base principal para o cadastro biométrico e o beneficiário terá até 2027 para realizar a emissão, não tendo impacto imediato sobre os benefícios ativos. A medida integra a agenda de transformação digital e aprimoramento da segurança dos programas sociais, reduzindo tentativas de fraudes e golpes.
AO VIVO — O “Bom Dia, Ministra” é uma coprodução da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR) e da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). O programa, transmitido ao vivo a partir das 8h em formato de entrevista coletiva, pode ser acompanhado pela TV (aberta ou via satélite) e pela internet, no YouTube, Facebook, TikTok e Instagram do @CanalGov. Para as rádios, o sinal de transmissão é oferecido pela Rede Nacional de Rádio (RNR), pelo mesmo canal de "A Voz do Brasil".
PARTICIPE — Emissoras e jornalistas de todo o país interessados em participar do “Bom Dia, Ministro” podem encaminhar mensagens para o telefone (61) 99222-1282 (WhatsApp) e informar o nome da emissora, do veículo, do município e estado de origem, para serem incluídos na lista de veículos interessados em participar do programa.


