Terça, 04 de Novembro de 2025

Sics entrega veículos para fortalecer associações produtivas nos territórios do Jalapão e das Serras Gerais

Ação integra o projeto Conexões Transformadoras e fortalece cadeias produtivas em comunidades do Jalapão e das Serras Gerais

Foto: Divulgação
post
Ascom Sics

04 novembro, 2025 às 17:22

A Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics) realizou a entrega de dois veículos utilitários a associações comunitárias participantes do projeto Conexões Transformadoras, uma iniciativa do Instituto Meio em parceria com o Governo do Tocantins, por meio do subprograma Produtos da Terra, e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A ação visa fortalecer a logística e ampliar a capacidade produtiva de comunidades nos territórios do Portal do Jalapão e das Serras Gerais.

A Associação dos Agricultores e Agricultoras do Assentamento Vitória III, de Dianópolis recebeu um veículo destinado à estruturação da cadeia produtiva da agroindústria do frango — contemplando desde a produção de insumos até o processamento, escoamento e comercialização dos derivados. Já a Associação Comunitária dos Artesãos e Pequenos Produtores de Mateiros (ACAPPM) recebeu um veículo para apoio às atividades de extrativismo e beneficiamento de produtos da sociobiodiversidade, atendendo diretamente comunidades de Mateiros e São Félix.

O secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Carlos Humberto Lima, destacou a importância da iniciativa. “O Governo do Tocantins acredita que o desenvolvimento acontece quando o crescimento econômico caminha junto com o fortalecimento das comunidades e de suas agroindústrias, que é a grande vocação econômica de nosso estado”, afirmou.

A entrega faz parte de um conjunto de investimentos que contemplam não apenas veículos, mas também equipamentos e capacitações para garantir a autossuficiência das cadeias produtivas locais. As ações do projeto geram impacto direto na melhoria da renda e na valorização das potencialidades regionais.

Segundo o representante do Instituto Meio, Lars Diederichsen, o projeto busca transformar potencial produtivo em oportunidade real. “Quando fortalecemos todas as etapas da cadeia produtiva, fortalecemos também as pessoas, as relações e a economia local. Esse é o papel do Conexões Transformadoras.”