Sexta, 19 de Abril de 2024

Agrotins 2019 tem lançamento em Palmas

Potencialidade do agronegócio no Tocantins se destaca

Washington Luiz/Secom
post
Governador Carlesse durante lançamento da Agrotins

09 abril, 2019 às 01:23

O Governo do Tocantins lançou nesta segunda, 8, a 19ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins). O lançamento foi feito pelo governador Mauro Carlesse, no auditório do Palácio Araguaia, em Palmas, e recebeu a presença de representantes do agronegócio, autoridades políticas e membros da sociedade civil. 

Reconhecidamente a maior feira do setor da região Norte do Brasil e a quinta maior do País, a Agrotins será realizada entre 7 e 11 de maio, no Parque Agrotecnológico da capital tocantinense e terá como tema o “Agronegócio de Atitude Sustentável”.

Para Carlesse, a Feira será uma oportunidade para os produtores tocantinenses conhecerem o que há de melhor no setor, além de permitir a troca de experiências para o aprimoramento da produtividade. “Aqui se juntam os grandes, médios e pequenos produtores em busca da divulgação e transferência ao setor produtivo dos conhecimentos tecnológicos gerados pela pesquisa agropecuária e industrial, além da comercialização de produtos visando o desenvolvimento sustentável”, ressaltou o governador.

Já o secretário estadual da Agricultura, Pecuária e Aquicultura, César Halum, reforçou a ampliação da área em que acontecerá a Agrotins. “Já temos praticamente 100% dos espaços existentes reservados e estamos ampliando outros para atender as demandas. Os empresários estão confiantes e investindo na participação na Agrotins 2019”, destacou o gestor. Halum afirmou que uma nova avenida foi aberta no interior do parque para permitir a expansão do número de expositores, agências bancárias e outros.


Homenagens

Durante o lançamento foram homenageados o ex-governador Siqueira Campos e os ex-secretários de estado da Agricultura, Jalbas Aires Manduca, Nasser Yunes e Roberto Sahium, que idealizaram e realizaram as primeiras edições da Agrotins. O evento foi prestigiado ainda pelo ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, que na oportunidade destacou a importância da ferrovia Norte-Sul para a competividade do agronegócio. “Sabemos do potencial produtivo do Tocantins e nos colocamos à disposição para ajudar na medida do possível”, disse.


Tilápia

Para a próxima edição da Agrotins, a gestão estadual inovará com a realização do I Encontro da Cadeia Produtiva da Tilápia no Tocantins - Tilápiatins, evento que tem como público-alvo empresários, gestores municipais, técnicos, agentes financiadores, investidores e piscicultores.

No Estado, a criação dessa espécie de peixe em tanques-rede nos lagos já foi liberada pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente. Com isto, a ideia é alavancar a produção e oportunizar aos pescadores artesanais outra opção de renda.


Agricultura Familiar

A agricultura familiar também terá destaque durante a 19ª Agrotins. Em 2019 os espaços serão ampliados e destacados a fim de que se intensifique o apoio aos projetos dessa cadeia produtiva. Entre os temas a serem abordados estão a agricultura familiar e sua inserção na bioeconomia, oficinas de plantas medicinais, economia solidária e experiências dos Núcleos de Agroecologia do Tocantins.


Centro Tecnológico

O Centro Agrotecnológico de Palmas conta com uma área de 70 hectares, onde são instaladas unidades demonstrativas de campo, área para dinâmicas, estandes, estacionamentos, praça de alimentação, vias de circulação, auditório e demais edificações de apoio. A expectativa da secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura é que cerca de 700 expositores exponham seus produtos durante os cinco dias de evento.

A diversidade de empresas ligadas ao setor agropecuário contempla as que comercializam máquinas agrícolas, insumos e serviços, as de agroenergias, fazendas, construção civil, concessionárias de veículos, associações e cooperativas, instituições bancárias, órgãos públicos das esferas federal, estadual e municipal, entre outras.

Tecnologias

Em mais de uma década e meia, a Agrotins vem se firmando como referência na divulgação, transferência de conhecimento e tecnologia para o crescimento do segmento agropecuário regional, atraindo expositores e investidores de várias partes do Brasil que têm, entre as fontes econômicas, o agronegócio.

No evento são apresentadas vitrines tecnológicas com indicação de novas cultivares, adaptadas à realidade do clima e solo da região, e economicamente viáveis, além de palestras e cursos voltados para a área rural, exposição e julgamento de raças de animais, torneio e a modernidade de máquinas e implementos agrícolas e veículos. (Com informações da Secom)