O presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) e secretário de Indústria, Comércio e Serviços (SICs), Tom Lyra esteve em visita às principais empresas de turismo em Berlim, Alemanha, desde a última terça, 3, principalmente para a divulgação das sete regiões turísticas do Estado.
Inicialmente, ele iria participar de uma das maiores feiras de turismo do mundo, a ITB Berlim, porém o evento foi cancelado para evitar a propagação do Corona Vírus.
Segundo Lyra, a Alemanha é um país em que o governo do estado quer focar o marketing turístico. "No ano passado, 20 milhões de europeus foram aos países asiáticos, mas apenas 2,5 milhões vieram ao Brasil e muito menos ainda para o Tocantins. Por quê? Porque o Tocantins não se promovia", disse o gestor.
O Brasil recebeu no último ano 330 mil turistas alemães. O objetivo da gestão Mauro Carlesse é que o Tocantins possa alcançar 1% do total de turistas no Brasil em 2020.
Sem violência
Ele também minimizou problemas de violência envolvendo turistas no Tocantins. Segundo Tom Lyra, em recente pesquisa, nenhum visitante estrangeiro ouvido relatou caso de violência e 97% do total relatou que pretendia retornar ao Estado. "Eu já passei em vários países e só no Brasil vi jornais publicando na primeira página notícias de turistas sendo atacados, mas no Tocantins não temos nenhum caso", afirmou. "No exterior eles dão a notícia, mas com menos destaque."
Investimento
O governador Mauro Carlesse pretende investir no mercado europeu cerca de 40% do marketing disponível para a promoção do turismo tocantinense no exterior, em 2020. As ações serão focadas nas operadoras de turismo, nas companhias aéreas e em campanhas promocionais de mídia e empresas de pesca esportiva. Ainda como parte do plano de marketing foi criada a marca "Descubra o Tocantins" e, por conta disso, foram abertas várias frentes de viagens, reuniões e eventos em nove países, entre eles a Alemanha. A estratégia foi elaborada pela consultoria que elaborou o Plano Estadual de Turismo.
Segundo o secretário, um dos objetivos do plano de marketing tocantinense é divulgar novos destinos turísticos no exterior, com especial atenção para a regiões do Jalapão, Serra Gerais e Cantão, além da divulgação da pesca esportiva. "O Brasil é muito conhecido devido ao Rio de Janeiro e São Paulo, mas há muitos outros destinos importantes, como o nosso Estado", ressalta Tom Lyra, lembrando que o plano prevê ações em 18 países, seis deles europeus. Além da Alemanha, foram incluídos Inglaterra, Espanha, França, Itália e Portugal.
*Com informações do governo do estado