Sábado, 27 de Abril de 2024

Vice-governador Laurez Moreira finaliza agenda no Paraná e assegura que o Tocantins está pronto para avançar ainda mais no desenvolvimento agroindustrial

Missão ao Paraná, designada pelo governador Wanderlei Barbosa, foi realizada durante os dias 8 e 9 de novembro

Fotos: Bruno Maia/Governo do Tocantins
post
Fernanda França/Governo do Tocantins

11 novembro, 2023 às 08:16

O vice-governador do Tocantins, Laurez Moreira, e os secretários de Estado da Agricultura e Pecuária, Jaime Café; e da Indústria, Comércio e Serviços, Carlos Humberto Lima; finalizaram nessa quinta-feira, 9, a agenda governamental no estado do Paraná/PR, que teve como objetivo conhecer os modelos de sucesso do segmento agroindustrial e apresentar o potencial do Tocantins para investimentos. Em avaliação geral das visitas, o vice-governador afirmou que o Tocantins está pronto para avançar em mais essa etapa.

“O Paraná é um estado que nos encanta. O Tocantins é, hoje, um grande produtor de grãos e a experiência do paranaense, do gaúcho, das pessoas de Santa Catarina, foram relevantes para que o nosso Estado saísse da agricultura de subsistência, para um grande produtor de grãos. Hoje, nós já somos o maior produtor de grãos do Norte. E nós entendemos que está na hora de virar a chave e o Paraná é um estado que serve de modelo para o Tocantins. Então, viemos aqui para mostrar o potencial do Estado e dizer ao paranaense que nós temos a matéria-prima necessária para desenvolver agroindústrias”, afirmou Laurez Moreira.

O vice-governador também falou da sua expectativa após a visita ao estado do Paraná. “A expectativa é muito boa, fomos muito bem recebidos em todas as visitas que realizamos, eu tenho certeza que o Paraná pode contribuir muito com o Tocantins. O nosso Estado hoje, além de ser um grande produtor de grãos, principalmente soja e milho, é um Estado que tem transporte, que tem sol a vontade, que tem crédito barato, que tem incentivo, que ganha cinco mil quilômetros de costa brasileira quando você leva seus produtos para o Porto de Itaqui, estamos perto de um grande mercado consumidor que é o Nordeste, com 40 milhões de habitantes, então nós somos um Estado que é um grande atrativo para as cooperativas aqui do Paraná”, concluiu. 

Visitas

A primeira visita do último dia de agenda foi ao Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados no Estado do Paraná – Sindicarne/PR. O presidente do sindicato, Ângelo Setim, recebeu a comitiva do Tocantins juntamente com o ex-governador do Paraná Orlando Pessuti.

O presidente do Sindicato, Ângelo Setim, apoiou a missão tocantinense. “Certamente o Tocantins está em um momento muito interessante, numa fase realmente de virada de chave, com certeza nós aqui do Paraná faremos os maiores esforços para poder contribuir com o Estado”, assegurou.

O ex-governador Orlando Pessuti também reforçou a cooperação. “Nós estaremos à disposição para que possamos somar forças, esforços, produzir alianças e termos de cooperação, onde possamos fazer transferências de tecnologia e dessa boa experiência que o Paraná tem na agroeconomia como um todo”, afirmou.

Após a visita ao Sindicarne, a comitiva se dirigiu para o gabinete da vice-governadoria do Paraná, onde se reuniu com o vice-governador Darci Piana e com o presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná - Sistema Ocepar, José Roberto Ricken.

Na visita, o vice-governador do Tocantins, Laurez Moreira, convidou o vice-governador do Paraná, Darci Piana, e o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, para contribuírem com a missão de levar a agroindústria para o Tocantins. “Eu tenho certeza que com a ajuda dos dois e dos demais empresários do Paraná, nós iremos avançar ainda mais na industrialização do nosso Estado”, ressaltou. 

O vice-governador Darci Piana declarou que essa integração deve existir. “Ela faz parte daquilo que a gente pensa pelo Brasil, claro que eu penso pelo Paraná, você pelo Tocantins, mas nós todos pensamos nesse Brasil que todos nós merecemos”, declarou. 

O presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, ressaltou que acredita no caminho da cooperação. “É uma alegria para nós, como cooperativa do Paraná, nós temos uma integração muito boa com o Tocantins. E acredito que esse é o caminho, a experiência de uma região pode servir para outra e vamos somar”, enfatizou José Roberto Ricken.

O vice-governador Laurez Moreira e os secretários tocantinenses também conheceram a agência de promoção e atração de investimentos do Governo do Estado do Paraná, a Invest Paraná. Uma aliada do investidor para ter acesso aos meios e informações para utilizar os incentivos governamentais.

A última visita foi ao Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná – Sindiavipar. Entidade que representa os abatedouros e incubatórios de produtos avícolas. 

A comitiva foi recepcionada pelo diretor-executivo do Sindicato, Inácio Afonso Kroetz. O presidente do Sindiavipar, Roberto Kaefer, e também vice-presidente da Federação das Indústrias do Paraná – FIEP, participou da reunião por meio de videoconferência.

Primeira visita do último dia de agenda foi ao Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados no Estado do Paraná – Sindicarne/PR

 

Missão

missão ao Paraná iniciou na quarta-feira, 8, com a visita à Frísia Cooperativa Agroindustrial.