Sábado, 27 de Abril de 2024

Autoridades e empresários reúnem-se para debater o futuro do turismo de pesca

O II Fórum Nacional do Turismo da Pesca foi realizado nesta quinta-feira, 21

Fotos: Mazim Aguiar / Governo do Tocantins
post
Por Ascom Setur / Governo do Tocantins

21 março, 2024 às 18:18

A Secretária Executiva da Secretaria do Turismo do Tocantins, Jocélia Costa, marcou presença nesta quinta-feira, 21, no II Fórum Nacional do Turismo da Pesca. O evento, que ocorre em paralelo à 16ª edição da Pesca & Companhia Trade Show, reúne uma gama diversificada de participantes, desde empresários do setor até autoridades governamentais.

Durante a abertura do Fórum, Fabrício Amaral, presidente da Goiás Turismo e do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), ressaltou a necessidade de profissionalização na organização de eventos esportivos, como os torneios de pesca, destacando sua capacidade de gerar renda, empregos e promover a sustentabilidade ambiental. “Esse movimento (dos torneios de pesca) é do privado, ele é encorpado pela comunidade local, a união do legislativo, executivo, dos ribeirinhos, dos prefeitos, faz um movimento que não tem volta”, enfatizou.

O Fórum Nacional do Turismo da Pesca serve como plataforma para debates cruciais sobre o futuro do segmento. Empresários do setor, incluindo fabricantes, importadores, operadores de turismo e agentes de viagens se juntam a autoridades públicas envolvidas com o turismo da pesca para discutir estratégias e desafios.

A secretária Executiva do Turismo, Jocélia Costa, que na oportunidade representou o secretário Hercy Filho, durante o Fórum, destacou o potencial do Estado e a importância da atuação no setor turístico. "A pesca esportiva é uma dessas áreas nas quais o governo estadual tem investido e acreditamos que trará grandes dividendos, gerando renda significativa para o nosso Tocantins. Além da abundância de peixes, que é o que os pescadores buscam, destacamos a facilidade de acesso às áreas de pesca. E temos boas empresas oferecendo pacotes a preços muito competitivos”, pontuou.

Ao término do encontro, presidido por Marcos Glueck, presidente da Associação Nacional de Ecologia e Pesca Esportiva (Anepe), e Marcelo Claro, presidente da Pesca & Companhia Trade Show, foi firmado o documento oficial que delineia as diretrizes para o turismo de pesca esportiva no Brasil, enfatizando a necessidade de políticas públicas eficazes para o setor.

 

Presenças

Na cerimônia de abertura do evento, representantes do Ministério da Pesca e Aquicultura, da Secretaria Nacional de Pesca e Aquicultura, da Pesca & Companhia Trade Show, da Associação Nacional de Ecologia e Pesca Esportiva (Anepe). Além do governo do Tocantins estiveram presentes representantes dos estados de Goiás, Mato Grosso, Rondônia, Amazonas, Pará e São Paulo.