Sexta, 19 de Abril de 2024

Jalapão

Governador visita Jalapão e Serras Gerais para debater melhorias turísticas com empreendedores

Mauro Carlesse visitou três municípios e seus atrativos naturais

Foto: Flávio Cavallera/Governo do Tocantin
post
A Cachoeira da Fumaça encanta pela beleza e força, mas não é liberada para visitação

05 fevereiro, 2020 às 11:06

No último final de semana, o governador do estado Mauro Carlesse e o secretário de Indústria, Comércio e Serviços (Sics) e responsável pela Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Tom Lyra, visitaram alguns pontos turísticos do estado. Um deles foi a Cachoeira do Urubu Rei, uma das belezas naturais do município localizado de Almas, localizado a 306 km de Palmas.

O Governador esteve ainda em Rio da Conceição e Ponte Alta (Jalapão), onde visitou os atrativos dessas localidades.

Segundo Tom Lyra, as visitas tiveram como intuito a discussão de desenvolver as potencialidades turísticas das Serras Gerias e do Jalapão. ”Além de conversar com pequenos empresários, conhecer as estruturas de seus empreendimentos e experimentar a culinária local, também foi possível avaliar as necessidades de melhorias, como instalação de passarelas e estruturas de proteção”, disse o secretário.

A primeira parada, ainda no sábado, 1º, ocorreu na Pedra Furada, 35 km distante de Ponte Alta do Tocantins (156 km de Palmas). O local, que já serviu de cenário para novela, encanta por suas formações rochosas, sendo o primeiro atrativo visitado pelos turistas que fazem a rota tradicional do Jalapão.

Distante cerca de 90 km de Ponte Alta, a Cachoeira da Fumaça é uma das belezas da região, mas não tem acesso liberado a visitação turística, por estar em uma área de proteção delimitada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Segundo Tom Lyra, o Governador considerou viável solicitar ao órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente a liberação do local apenas para visitação contemplativa, já que a cachoeira, que possui 35 metros de altura por 45 de largura e forte correnteza, não oferece pontos para banho.

O dia foi encerrado no município de Rio da Conceição, a 374 km da Capital, onde o destaque é a Lagoa da Serra, cujas águas apresentam-se cristalinas e mornas no início da manhã.

Ao longo da viagem, o governador Mauro Carlesse e o secretário Tom Lyra mantiveram contatos frequentes com o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, que se tornou um dos defensores do desenvolvimento do setor no Tocantins, desde suas visitas ao Estado, em 2019. Em áudio, enviou mensagem enfatizando seu carinho pessoal pelo Tocantins e a disposição de trabalhar em prol da região. “No que depender da gente, vamos trabalhar para deslanchar o turismo tocantinense”, garantiu.

 

*Com informações do Governo do Tocantins