Quinta, 25 de Abril de 2024

Covid-19

Governo estuda reabertura do Parque Estadual do Jalapão

Impacto econômico está sendo causado devido ao Covid-19

Flávio Cavalera/Governo do Tocantins
post


27 abril, 2020 às 11:36

No dia 17 de março, o Governo do estado suspendeu visitações a vários parques do Tocantins devido a doença Covid-19. Desde então, o Parque estadual do Jalapão, que estava na lista de locais com as atividades interrompidas, vem sentindo o impacto econômico da falta movimentação turística.

Visando estudar a reabertura do parque, o secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics) e presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Tom Lyra, esteve reunido na manhã da última sexta-feira, 24, com o secretário de Estado da Saúde, Luiz Edgar Leão Tollini; acompanhado pelo secretário de Estado do Meio Ambiente e Recurso Hídricos, Renato Jaime; pelo vice-presidente do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Rafael Felipe; e pelo representante da Associação Tocantinense de Turismo Receptivo, Cleib Filho. 

Na abertura da reunião, Tom Lyra apresentou a pesquisa sobre impacto da crise econômica na região causada pelo novo Coronavírus. De acordo com os indicadores, mais de 60% dos turistas que visitam o Jalapão são por meio de pacotes turísticos e mais de 30% são turistas provenientes do Estado de São Paulo e demais regiões do país.

De acordo com Tom, o governador Mauro Carlesse foi quem orientou a discussão a respeito da retomada das atividades. “A reabertura do turismo no Parque Estadual do Jalapão deve ocorrer de forma escalonada e bem organizada, com o controle na entrada de veículos e no número de turistas. Nas cidades, deverão ser seguidos protocolos de segurança recomendados pelas organizações de Saúde, a exemplo de uso de máscaras e adoção de cuidados para evitar aglomerações”, disse.

Durante a reunião, ficou definido que a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e o Naturatins vão estudar todas as possibilidades de reabertura do Parque Estadual do Jalapão, analisando os possíveis impactos neste momento, sempre com o aval do Comitê de Crise para prevenção da Covid-19, atendendo aos protocolos para que a reabertura seja feita sem danos para a população local e para o Parque, de forma que a principal atividade econômica da região seja retomada sem prejuízos.

Para o representante da Associação Tocantinense de Turismo Receptivo, Cleib Filho, a reabertura vai amenizar os impactos causados pela crise da Covid-19. “A reunião foi muito produtiva, pois nos dá um pouco mais de segurança na economia para que a gente possa prospectar a venda de pacotes turísticos futuros, obedecendo todas as orientações dos órgãos de saúde para garantir segurança aos turistas”, disse Cleib Filho, ressaltando que, atualmente, existe 140 operadoras de turismo com atividades voltadas ao Jalapão.

Covid-19 no Tocantins

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) no último domingo, 26, o Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen/TO) realizou 45 exames para Covid-19, com 10 amostras positivas para as cidades de Araguaína, Guaraí e Palmas.

Desta forma, o Tocantins agora contabiliza 67 casos confirmados da Covid-19, nas cidades de Palmas (33), Araguaína (24), Cariri do Tocantins (01), Couto Magalhães (01), Guaraí (03), Gurupi (01), Dianópolis (01), Paraíso do Tocantins (01), Sítio Novo (01) e Tocantinópolis (01).

O número de infectados por Covid-19 no estado vem aumentando cada dia mais, e isso pode pesar na reabertura ou não dos parques estaduais. Como o caso do Jalapão vem sendo estudado, é aguardar pela decisão final do governo.