A Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), por meio da Superintendência de Turismo, realizou o primeiro roteiro teste de turismo industrial. A visita teve como objetivo avaliar a possibilidade de inclusão das visitações em roteiros de viagens já existentes, divulgar as indústrias instaladas no Estado, promover conhecimento sobre processos e tecnologias, ampliar o tempo de permanência do visitante.
Escolhida para esta experiência inicial, a Cervejaria Jalapa, localizada no Distrito Industrial de Taquaralto, ofereceu visita guiada por suas instalações, quando foram apresentadas todas as etapas de produção de cerveja e chopp.
Luiz Alvino Duarte, um dos sócios da empresa, revelou o desejo de ampliação das visitações. "Já oferecemos visitas guiadas aos estudantes das universidades de Palmas, que buscam conhecer o funcionamento de uma indústria, queremos ampliar esse trabalho", disse.
Rafael Barros, outro sócio, ao lado de Alessandro Bakk, revelou que hoje a cervejaria produz 90 mil litros/mês, tendo capacidade de produção de até 110 mil litros/mês. Uma ampliação será iniciada em breve, para dobrar a área física da fábrica e elevar a produção para 210 mil litros/mês, podendo chegar a 350 mil litros/mês.
Hoje, seu principal produto é o chopp Pilsen Puro Malte, mas também são produzidas as versões American Pale Ale (APA) e com sabores de cajá e vinho. Outras três fórmulas serão lançadas em breve, uma delas à base de trigo. Além disso, a marca já está presente em 400 estabelecimentos espalhados por seis estados.
Avaliações
O secretário de Indústria, Comércio e Serviços (Sics) e responsável pela Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Tom Lyra, ficou surpreso com a estrutura da empresa e a geração de resultados por ela obtidos. Lembrou ainda que o governador Mauro Carlesse está empenhado em reduzir a distância entre o poder público estadual e a iniciativa privada. “Estamos comprometidos com a proposta de inclusão desta e outras indústrias nos roteiros turísticos”, completou.
O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Palmas (Acipa), Joseph Madeira, elogiou o trabalho desenvolvido na Jalapa. “A empresa traduz o que o Tocantins produz com qualidade, precisamos perseguir este ideal para atingir o Brasil”, comentou, enquanto o presidente do Conselho Empresarial de Turismo da Fecomércio Tocantins (Cetur), Cristiano Rodrigues, concordou que este é um produto turístico que pode ser trabalhado. “O Cetur está à disposição para colaborar.”
O presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens no Tocantins (Abav-TO), Marcelo Perim, confirmou o provável interesse das agências que fazem a rota Palmas-Jalapão em acrescentar uma visita à Jalapa em seus roteiros. A presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Tocantins (Abrasel-TO), Ana Paula Setti, lembrou que a Jalapa já é uma parceira da entidade e elogiou a proposta de desenvolvimento do turismo industrial no Estado.
Também participaram da visitação o presidente da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo no Tocantins (Abrajet-TO), Luiz Pires, e Amanda Barbosa, gerente de Desenvolvimento Industrial e Roberto Fernandes, conselheiro da presidência da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto), além de técnicos da Adetuc.
*Com informações do Governo do Tocantins