Quinta, 28 de Março de 2024

FESTIVAL GASTRONÔMICO

Iniciada etapa de degustação de pratos inscritos no 13º Festival Gastronômico de Taquaruçu

Fase será encerrada na próxima segunda-feira, 08 de julho

Junior Suzuki/ Prefeitura de Palmas
post
Festival ocorrerá entre os dias 04 e 08 de setembro e reunirá a comida típica tocantinense e a boa música.

01 julho, 2019 às 13:27

A Agência Municipal de Turismo (Agtur) de Palmas começou nesta segunda-feira, 1º de julho, no Centro de Convenções Arnauld Rodrigues, a fase de degustação das 145 receitas inscritas no 13º Festival Gastronômico de Taquaruçu (FGT). Nesta etapa os concorrentes vão preparar e montar os pratos de acordo com o que será comercializado no FGT, utilizando os mesmos recipientes ou embalagens. 

O alvo do primeiro dia degustação são os pratos salgados. Na segunda-feira, 08 de julho, serão avaliados os pratos da categoria Food Truck e Empreendimento Turístico/Restaurantes. A degustação será realizada por profissionais das áreas de alimentos e bebidas da capital, que vão selecionar os 75 pratos que irão compor a lista de opções para a população no festival, sendo que 60 serão distribuídos no circuito gastronômico, à Praça Vereador Tarcísio Machado da Fonseca, e 15 farão parte da categoria Restaurantes e Empreendimentos do distrito de Taquaruçu/Taquaruçu Grande, funcionando nos estabelecimentos dos próprios inscritos. 

Presidente da Agtur, Eudes Assis explica que a fase de degustação é importante porque dá a oportunidade para os cozinheiros, profissionais ou amadores, mostrarem seu talento na cozinha sem tanta preocupação com a entrega da receita escrita, como acontecia anteriormente. 

FGT 2019

A 13ª edição do Festival Gastronômico de Taquaruçu ocorrerá entre os dias 04 e 08 de setembro e tem o objetivo de reunir, em um mesmo espaço, a comida típica tocantinense utilizando ingredientes locais, a produção artesanal do estado e a boa música nacional e tocantinense. Os pratos do evento deverão conter pelo menos um ingrediente regional, como pequi, buriti, carne de sol, tucunaré, mandioca, dentre outros. O resultado final dos pratos que irão compor o FGT 2019 sairá no dia 22 de julho de 2019.