A Comunidade de Saúde, Desenvolvimento e Educação (COMSAÚDE), a Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Tocantins (Iphan-TO) e a Prefeitura de Porto Nacional realizam no próximo sábado, 07 de dezembro, a partir das 18h, a tradicional Feira do Cabaçaco. O evento, organizado por meio de Acordo de Cooperação Técnica, busca unir forças na preservação do patrimônio cultural do município.
A Feira ocorrerá na antiga rua do Cabaçaco (atual Coronel Pinheiro), localizada no Centro Histórico de Porto Nacional, e irá contar com mostra de artesanato, produtos da agricultura familiar, alimentos típicos e atrações culturais locais. Participarão do evento parceiros e agentes promotores sociais e culturais, como o Fórum de Economia Solidária e a Associação dos Artesãos de Porto Nacional.
A organização espera que essa seja apenas a primeira edição e que depois sejam realizadas edições regulares a partir da iniciativa própria de moradores, artistas e artesãos locais.
Segundo a arquiteta da Divisão Técnica do Iphan-TO, Gabriela Pontes Monteiro, a Feira do Cabaçaco é um importante meio de resgate da cultura regional, de estímulo à economia solidária e envolvimento da comunidade local. "Essa realização possibilita demonstrar o potencial da área para o desenvolvimento de um ambiente socioeconômico sustentável. A partir da ocupação e uso do Centro Histórico para fins culturais e comerciais, permite-se a manutenção de sua vitalidade, transformando o cenário e incentivando a preservação do patrimônio cultural tombado", pontuou Gabriela.