Sábado, 27 de Abril de 2024

Cinema Krahô

Franceses aplaudem produção filmada no Tocantins

Os cineastas fizeram as filmagens durante nove meses após longas temporadas com a comunidade Krahô do Tocantins.

Divulgação
post
O cineasta também enfatizou a dimensão política em que os indígenas se encontram no Brasil

10 maio, 2019 às 20:17

O documentário "Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos" sobre os índios da etnia Krahô do Tocantins acaba de entrar em cartaz no circuito francês com muitos aplausos, segundo reportagem do jornal Le Monde. No ano passado a produção conquistou o prêmio do júri da mostra Um Certo Olhar do Festival de Cannes. O filme conta a história de Ihjãc, um índio adolescente que resiste à ideia de se tornar um pajé como manda a tradição da aldeia.

A produção tem assinatura da brasileira Renée Nader Messora e do português João Salaviza. Os cineastas fizeram as filmagens durante nove meses após longas temporadas com a comunidade Krahô do Tocantins que conta com uma população de mais de 3 mil pessoas. Em entrevista ao jornal parisiense, Salaviza, que em 2009 recebeu a Palma de Ouro de Melhor Curta-Metragem por Arena em Cannes, falou sobre a construção da trama a partir de elementos do cotidiano.   

O cineasta também enfatizou a dimensão política em que os indígenas se encontram no Brasil. “O que acontece no Brasil é terrível, tanto do ponto de vista ecológico como humano. Como se esses povos fossem os maiores inimigos do país”, disse João Salaviza. "Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos" já percorreu mais de 50 festivais de cinema e conquistou mais de uma dezena de prêmios.