Segunda, 29 de Abril de 2024

Livro de professora da rede municipal de ensino concorre ao prêmio Melhores do Ano da Editora Vecchio

A professora e escritora Deise Raquel, que atua na Escola de Tempo Integral (ETI) Almirante Tamandaré

Foto: Divulgação
post
SECOM

22 novembro, 2023 às 11:37

Após publicar o livro ‘Lago Feia’, lançado em setembro deste ano, a escritora e professora da rede municipal de ensino de Palmas, Deise Raquel Cardoso, concorre ao prêmio Melhores do Ano da Editora Vecchio, em três categorias: Melhor Autora; Melhor Narrativa Longa e Melhor Capa. A votação se encerra nesta quinta-feira, 23, e está sendo realizada pela editora por meio do seguinte link.

A professora e escritora Deise Raquel, que atua na Escola de Tempo Integral (ETI) Almirante Tamandaré, falou da alegria em ter uma de suas obras concorrendo ao prêmio. “É uma emoção muito grande, pois é uma demonstração de que meu trabalho está sendo reconhecido e valorizado. Isso é muito gratificante”, destacou a escritora, acrescentando que seu grande sonho é ver suas obras em todas as bibliotecas da rede municipal de Palmas.

O livro ‘Lagoa Feia’ é baseado na lenda da ‘Bola de Fogo’, contada em Dianópolis (TO), cidade natal da escritora. A obra insere os leitores em uma envolvente história regional e oferece uma perspectiva instigante sobre as práticas humanas em relação ao meio ambiente. “Com uma abordagem provocativa, o livro busca não só entreter, mas também inspirar os leitores a repensar suas relações com o planeta e com o Criador”, avalia a escritora.

O livro também traz uma homenagem aos ambientalistas de diversas partes do mundo, inclusive do Brasil, tais como Padre Josimo, Dorothy Stang, Chico Mendes, dentre outros. A autora destaca que “esses ambientalistas têm comprado, sozinhos, uma luta que deveria ser de todos. É o caso dos indígenas da etnia Guajajara, conhecidos como guardiões das florestas, que vêm a todo custo lutando e até perdendo suas vidas para salvar nossas florestas e, assim, garantir a experiência de gerações futuras.”

 

Texto: Semed/Palmas