Quinta, 18 de Abril de 2024

Leitura

Projeto oferece livros gratuitos à população

Obras estão disponíveis ao público na Grande Praça do Espaço Cultural José Gomes Sobrinho

Foto: Júnior Suzuki
post


08 outubro, 2021 às 22:11

Uma geladeira sem utilidade que foi transformada em uma biblioteca gratuita ao ar livre. Esta é a Cápsula Literária, um projeto de incentivo à leitura promovido pela Fundação Cultural de Palmas (FCP), por meio do Núcleo Integrado de Leitura e Artes (Nila). Localizada na Grande Praça do Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, a geladeira foi transformada pelas mãos do artista visual Rogo, recebendo um colorido especial.

Segundo a bibliotecária Paixão Souza, a ‘Cápsula Literária’ é importante para promover e incentivar a leitura da população palmense; “Através do compartilhamento de livros, buscamos levar a literatura de forma gratuita para o maior número de pessoas, além de divulgar o nosso trabalho dentro da Biblioteca Municipal Jaime Câmara para que mais pessoas usufruam dela”, destacou.

O projeto é abastecido por meio de doações, sejam de livros, gibis, revistas ou qualquer outra obra literária. Quem tiver interesse em doar pode deixar as obras diretamente na cápsula ou no NILA. As primeiras doações vieram da Editora Vecchio, que doou 20 livros de diversos gêneros; da bibliotecária Paixão Souza e da escritora Gislene Camargos.

Para ter acesso aos livros basta ir ao Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, abrir a Cápsula Literária, escolher a obra que desejar e viajar pelo fantástico mundo da literatura. O usuário também pode deixar livros e promover assim a circulação das obras.