Sexta, 19 de Abril de 2024

Projeto Acervo

Segunda fase do Projeto Acervo ‘Um recorte das Artes Visuais Tocantinense’ traz Tiago Beraldi

‘Engenharia Artística’ é como o artista chama sua pesquisa de materiais e técnicas tradicionais, aplicadas em experimentos artísticos.

Divulgação
post
Transitando em diversas linguagens, da forja e fundação a várias linguagens de gravura, calcogravura, xilogravura, serigrafia, litografia e etc

29 abril, 2019 às 20:57

Durante a primeira quinzena do mês de Maio, o Espaço +Cultura na Arse 131, recebe a exposição Projeto Acervo ‘Um recorte das Artes Visuais Tocantinense’. Dessa vez com o artista Tiago Beraldi e sua ‘Engenharia Artística’, que pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas.

Na primeira parte do projeto, uma exposição foi realizada com obras de todos os artistas que compõem o acervo da Fundação Cultural. São eles:  Antônio Netto, Aparecida Lacerda, Costa Andrade, Graça Arnus, Marcos Dutra, Pierre de Freitas, Solange Alves e Tiago Beraldi. Na segunda fase, cada artista protagonizará sua própria exposição. A primeira exposição desta segunda fase foi de Marcos Dutra, agora é a vez de Tiago Beraldi. 

‘Engenharia Artística’ é como o artista chama sua pesquisa de materiais e técnicas tradicionais, aplicadas em experimentos artísticos contemporâneos. Transitando em diversas linguagens, da forja e fundação a várias linguagens de gravura, calcogravura, xilogravura, serigrafia, litografia, cianotípia, entre outros, Beraldi pode ser apresentado como um pesquisador de toda engenharia artística.

“Eu, que sempre fui politicamente incorreto, caminhei na direção do artisticamente inaceitável. No desespero de não traduzir para o mundo real o que me assombra, passei ao auto exorcismo, por meio da construção de utensílios visuais. Objetos sem função estabelecida, mas indispensáveis à minha própria sanidade. Ações geradas sem nenhum porquê, mas recheadas de: por quê não? Puro cinismo, puro deboche, pura ironia. Apenas engenharia artísticas, Ou qualquer outra bobagem”, afirma Tiago.

“O objetivo é divulgar ao público o acervo de obras de arte da Fundação Cultural de Palmas e contribuir para uma maior conscientização, não só do valor de nosso patrimônio, mas também dos cuidados que o mesmo necessita”, ressalta o curador da exposição, Cláudio Montanari, acrescentando que exposições, com esta diretriz, tornam-se de interesse didático ao possibilitar a alunos, professores e público geral o conhecimento das obras e das atividades que constituem este acervo. 

O Projeto

Montanari explica que a exposição faz parte de um projeto homônimo que será desenvolvido através dos cursos de Desenho, Aquarela e Pintura, ministrados no Espaço +Cultura, que visa divulgar o patrimônio cultural através do acervo de artes e também estudar e conhecer artistas visuais tocantinenses por meio de suas obras abordando as possibilidades de técnicas e temáticas desenvolvidas. Em um primeiro momento, através deste recorte coletivo e, no decorrer do ano, por meio de exposições individuais de cada um destes artistas.

 Fonte: Prefeitura de Palmas