Domingo, 24 de Novembro de 2024

Ação do Governo do Tocantins na AquiShow 2024 resulta em visita de cooperativa paranaense interessada em investir no Estado

Representantes da Cooperativa Castro se reuniram com secretário Carlos Humberto Lima para conhecer incentivos fiscais oferecidos e projetar ações

Foto: Arthur R. Silva/Governo do Tocantins
post
Kaio Costa / Governo do Tocantins

25 julho, 2024 às 19:02

O Governo do Tocantins, através da Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), recebeu representantes da Cooperativa Castro Psicultores para apresentar atrativos de investimento e incentivos fiscais oferecidos para empresas que decidam abrir negócio no Estado. A reunião, presidida pelo secretário titular da Sics, Carlos Humberto Lima, foi possível devido a participação do Governo no maior evento de aquicultura nacional (Aquishow Brasil), realizada em maio deste ano.

“A Sics trabalha de forma transversal, envolvendo várias pastas e buscando promover os atrativos de investimento que o Tocantins oferece. Receber a Cooperativa Castro, hoje, representa a força que temos junto ao setor produtivo”, observou o secretário, Carlos Humberto, ao destacar que a Cooperativa, sediada no Paraná, conheceu o Tocantins na feira realizada em São Paulo. “É uma vitrine que, a curto e médio prazo, conseguimos perceber o retorno de investimentos”, reforçou.

Promovida pela Diretoria de Atração de Investimentos e Desenvolvimento Estratégico (Daide), ligada à Sics, a participação do Governo do Tocantins na Aquishow Brasil contou com uma equipe técnica da Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura (Sepea) e da Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec). Na ocasião, os servidores apresentaram dados sobre a cadeia da piscicultura do Tocantins, ressaltando todas as condições favoráveis para a produção de peixes no estado e todos os elos produtivos e os gargalos existentes na cadeia, desde a produção de alevinos até as empresas que processam pescados.

O veterinário da Cooperativa Castro, Carlos Menarim, disse que já conhecia o Tocantins, mas decidiu visitar o Estado com representantes da instituição após conversar com a secretária Miyuki Hyashida e com o diretor de Desenvolvimento de Aquicultura da Sepea, Thiago Tardivo, durante a Aquishow 2024. “Decidimos visitar a região para explorar as oportunidades disponíveis. Participamos da AquiShow, onde visitamos o stand do Governo do Tocantins, que nos convidou e proporcionou toda a estrutura que estamos vendo. Essa visita tem o objetivo de obter mais informações e estruturação para avaliarmos as possibilidades de implantação da cooperativa aqui no Estado”, pontuou.

Para a tesoureira da Cooperativa, Gleice Karina Sugahara, a visita ao Tocantins foi uma “experiência inestimável, por proporcionar uma valiosa troca de conhecimentos. O Tocantins é um estado extremamente rico, e vislumbramos a possibilidade de futuros negócios a curto prazo. Gostaríamos de expressar nossa gratidão ao secretário por toda a recepção e pelas oportunidades que ele tem nos oferecido, permitindo que possamos investir e desenvolver projetos de grande importância”, finalizou.

“Nós agradecemos profundamente todo o empenho realizado pela Sics, em parceria com o Conselho de Desenvolvimento Econômico, através das estruturas da Aquishow. Esse esforço possibilitou uma transversalidade entre as secretarias, permitindo que pudéssemos mostrar todo o potencial e a estrutura da cadeia produtiva da aquicultura no Tocantins. Esse trabalho está sendo conduzido pelo governo do estado para transformar esse potencial em realidade”, agradeceu o diretor da Sepea, Thiago Tardivo.

Carlos Menarim e Gleice Karina chegaram ao Tocantins no domingo, dia 21, e, neste intervalo, visitaram a sede da Sepea e a Embrapa Pesca e Aquicultura, em Palmas; duas psiculturas em Porto Nacional; uma em Monte do Carmo; duas em Gurupi; a Bonnut Fish em Aliança; e a Aquicultura Fazenda São Paulo, em Brejinho de Nazaré.