O Governo do Tocantins, através da Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), recebeu representantes da Cooperativa Castro Psicultores para apresentar atrativos de investimento e incentivos fiscais oferecidos para empresas que decidam abrir negócio no Estado. A reunião, presidida pelo secretário titular da Sics, Carlos Humberto Lima, foi possível devido a participação do Governo no maior evento de aquicultura nacional (Aquishow Brasil), realizada em maio deste ano.
“A Sics trabalha de forma transversal, envolvendo várias pastas e buscando promover os atrativos de investimento que o Tocantins oferece. Receber a Cooperativa Castro, hoje, representa a força que temos junto ao setor produtivo”, observou o secretário, Carlos Humberto, ao destacar que a Cooperativa, sediada no Paraná, conheceu o Tocantins na feira realizada em São Paulo. “É uma vitrine que, a curto e médio prazo, conseguimos perceber o retorno de investimentos”, reforçou.
Promovida pela Diretoria de Atração de Investimentos e Desenvolvimento Estratégico (Daide), ligada à Sics, a participação do Governo do Tocantins na Aquishow Brasil contou com uma equipe técnica da Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura (Sepea) e da Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec). Na ocasião, os servidores apresentaram dados sobre a cadeia da piscicultura do Tocantins, ressaltando todas as condições favoráveis para a produção de peixes no estado e todos os elos produtivos e os gargalos existentes na cadeia, desde a produção de alevinos até as empresas que processam pescados.
O veterinário da Cooperativa Castro, Carlos Menarim, disse que já conhecia o Tocantins, mas decidiu visitar o Estado com representantes da instituição após conversar com a secretária Miyuki Hyashida e com o diretor de Desenvolvimento de Aquicultura da Sepea, Thiago Tardivo, durante a Aquishow 2024. “Decidimos visitar a região para explorar as oportunidades disponíveis. Participamos da AquiShow, onde visitamos o stand do Governo do Tocantins, que nos convidou e proporcionou toda a estrutura que estamos vendo. Essa visita tem o objetivo de obter mais informações e estruturação para avaliarmos as possibilidades de implantação da cooperativa aqui no Estado”, pontuou.
Para a tesoureira da Cooperativa, Gleice Karina Sugahara, a visita ao Tocantins foi uma “experiência inestimável, por proporcionar uma valiosa troca de conhecimentos. O Tocantins é um estado extremamente rico, e vislumbramos a possibilidade de futuros negócios a curto prazo. Gostaríamos de expressar nossa gratidão ao secretário por toda a recepção e pelas oportunidades que ele tem nos oferecido, permitindo que possamos investir e desenvolver projetos de grande importância”, finalizou.
“Nós agradecemos profundamente todo o empenho realizado pela Sics, em parceria com o Conselho de Desenvolvimento Econômico, através das estruturas da Aquishow. Esse esforço possibilitou uma transversalidade entre as secretarias, permitindo que pudéssemos mostrar todo o potencial e a estrutura da cadeia produtiva da aquicultura no Tocantins. Esse trabalho está sendo conduzido pelo governo do estado para transformar esse potencial em realidade”, agradeceu o diretor da Sepea, Thiago Tardivo.
Carlos Menarim e Gleice Karina chegaram ao Tocantins no domingo, dia 21, e, neste intervalo, visitaram a sede da Sepea e a Embrapa Pesca e Aquicultura, em Palmas; duas psiculturas em Porto Nacional; uma em Monte do Carmo; duas em Gurupi; a Bonnut Fish em Aliança; e a Aquicultura Fazenda São Paulo, em Brejinho de Nazaré.