Terça, 21 de Maio de 2024

Doação

Ação sobre importância da doação de sangue e doação de medula mobiliza jovens aprendizes

Além de palestra com representantes do Hemocentro de Palmas no local também era possível fazer teste de glicemia.

Prefeitura de Palmas
post
Ao todo 60 jovens aprendizes estavam presentes na palestras

26 abril, 2019 às 12:46

Doze jovens aprendizes que atuam na Prefeitura de Palmas participaram de uma ação de conscientização e incentivo à doação de sangue e de medula óssea que aconteceu na sede da Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração - Renapsi, na tarde desta quinta-feira, 25. Além de palestra com representantes do Hemocentro de Palmas no local também era possível fazer teste de glicemia para detectar a hipo e a hiperglicemia, se cadastrar no banco de medula óssea e aferir pressão arterial. Ao todo 60 jovens aprendizes estavam presentes na palestras.

 

Após ouvir as palavras da assistente social do Hemocentro que destacou o baixo número de doadores de medula óssea no Brasil a jovem aprendiz, Ravilla Cristina Cabral, decidiu ser uma doadora, preencheu o cadastro e coletou amostra de sangue em seguida. “Nunca havia participado de uma reunião como esta e vi que posso fazer a diferença, posso ajudar alguém que precisa de mim para se curar. Ficou bem claro que muitas pessoas precisam deste tratamento e poucas pessoas se cadastram como doadoras. Eu decidi que serei doadora e vou falar com a minha família para que eles também sejam”, declarou a estudante.

 

A jovem aprendiz, Wallissa Braz Porto, que atua no Cras Santa Bárbara e veio participar da ação conta que seu marido já é doador de sangue. “Eu já fui ao Hemocentro com ele numa das vezes em que doou sangue e achei bem tranqüilo o procedimento. Hoje aprendi um pouco mais sobre a importância de doar sangue e também sobre doação de medula óssea” conta Walissa.

 

A assistente social do Hemocentro, Helenilva Custódio, informou que qualquer empresa de Palmas pode solicitar uma ação de conscientização como esta. “O empresário deve ligar na sede do Hemocentro e agendar uma reunião para levarmos estas informações para seus colaboradores. Também é possível trazer para a empresa ou órgão interessado a nossa unidade móvel da Hemorrede Tocantins para fazer a coleta da doação na própria empresa”, explicou a servidora.

 

Ainda de acordo com a servidora do Hemocentro para ser doador de medula óssea basta a pessoa se cadastrar e doar uma pequena amostra sanguínea. Não é o mesmo procedimento da doação de sangue. Os interessados devem ter idade entre 18 e 55 anos e apresentar documento oficial de identidade com foto.

                                             

“A pessoa vai preencher uma ficha com seus dados pessoais e logo após fazer a coleta de uma amostra de 5ml de sangue. Essa amostra coletada é encaminhada ao exame de HLA ou Histocompatibilidade. Com o resultado do HLA essa pessoa será incluída no Redome – Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea e suas informações serão cruzadas diariamente com os dados de pacientes que esperam por uma doação de medula e estão cadastradas no Rereme - Registro Nacional de Receptores de Medula Óssea”, explica Helenilva Custódio.


A gerente do polo Tocantins da Renapsi, Patrícia Lucena, destacou a participação dos jovens. “Esta ação é para acender uma luzinha na cabecinha deles, eles tem que cuidar da saúde, da glicemia, pressão, mas também precisam pensar no próximo, nas pessoas que aguardam transplantes, bolsas de sangue. É muito bom ver que eles entenderam a mensagem”, finalizou Patrícia.

 

A ação contou com a parceria da Rede de farmácias Biovida que disponibilizou uma equipe com farmacêuticos, técnico de enfermagem, estagiárias e materiais para coletas e aferições. A empresa também doou kits para serem sorteados entre os jovens aprendizes.

Fonte: Prefeitura de Palmas