Quarta, 01 de Dezembro de 2021

Árvores

Ação “Tocantins Mais Verde” para distribuição de mais de 58 mil mudas de espécies nativas do Cerrado é iniciada

Os interessados poderão solicitar as mudas por e-mail e terão o prazo de cinco dias para retirada diretamente no viveiro do PEL

Foto: Volnei Marcos Martinovski/Naturatins
post


17 novembro, 2021 às 19:27

Nesta quarta-feira, 17, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) inicia a distribuição de mais de 58 mil mudas de espécies nativas do Cerrado através da ação “Tocantins Mais Verde”. A ação acontece de 17 a 26 de novembro e estará atendendo a solicitação das prefeituras municipais com até 250 exemplares e as pessoas físicas até o limite de 50 unidades.        

A solicitação deverá ser registrada através do e-mail gsdenaturatins@gmail.com e o responsável terá o prazo de cinco dias corridos, para retirar por conta própria seus pedidos diretamente no viveiro do Parque Estadual do Lajeado (PEL). Após o prazo, a autorização para retirada de mudas do viveiro expira. Serão entregues mudas de espécies variadas, não sendo permitido fazer escolhas.     

De acordo com Vanessa Braz Carneiro, gerente de suporte ao Desenvolvimento Socioeconômico do Naturatins, a partir de amanhã, dia (18), a ação será estendida também para o atendimento de produtores rurais do entorno do Parque do Lajeado. “A gerência do Parque realizou um levantamento de áreas degradadas do entorno da Unidade de Conservação e que precisam ser reflorestadas. Nesse sentido, serão ofertadas mudas para 16 produtores rurais, que possuem propriedades em áreas impactadas e que necessitam de restauração para recomposição da vegetação nativa. Simultaneamente, estaremos atendendo as prefeituras municipais e pessoas físicas de todos os municípios do Tocantins”, afirma a gerente.     

“Neste ano foram produzidas mais de 58 mil mudas de espécies nativas do Cerrado. Hoje estamos distribuindo mudas na sede do Naturatins para servidores e para a população que for fazer a retirada no local. Essa ação vai subsidiar a restauração da vegetação de áreas impactadas no período de estiagem em todo o Estado, assim como áreas degradadas por ação antrópica. Essa é uma forma do Estado e do Naturatins auxiliar a restauração do nosso Cerrado, com mudas nativas", conclui Vanessa Braz Carneiro.    

    

Educação ambiental 

Na noite desta terça-feira, 16, a técnica ambiental da Gerência e componente do Ecotime do Naturatins, Ana Cláudia Rodrigues de Sena e Silva, entregou cerca de 50 mudas de árvores nativas do Cerrado, durante visita a Escola Municipal Beatriz Rodrigues da Silva da quadra 405 Norte, em Palmas. “Desse total, 25 mudas de espécies nativas foram recebidos por alunos e professores da Educação de Jovens e Adultos da Escola Beatriz Rodrigues. A outra metade foi encaminhada pela coordenação, para a Escola Municipal Monteiro Lobato de ensino regular. É uma satisfação levar iniciativas como essa para o ambiente escolar”, reitera Ana Cláudia.