O Tocantins registrou no Serviço de Inspeção Estadual (SIE), no mês de fevereiro, mais três agroindústrias, sendo duas no segmento de entrepostos de produtos cárneos e uma de mel, nos municípios de Araguaína e Pau D’arco. Os registros foram concedidos pela Agência de Defesa Agropecuária (Adapec).
As empresas Ki Petas e Pururuca do João, ambas situadas no município de Araguaína, processam produtos de origem animal. Sendo que a primeira processará massas e produtos gordurosos de origem animal, e possui capacidade de produção de 800 kg/dia. Já a segunda processa carne e derivados com capacidade de produção de 300 kg/dia.
No município de Pau D’arco também foi registrado no SIE um entreposto de mel, por meio da Associação dos Pequenos Apicultores do Projeto Sudam e leva o nome de fantasia de APAPS. Esta agroindústria possui capacidade de processar até 2.500 kg de mel/dia.
Segundo o gerente de inspeção animal da Adapec, Antônio José de Sousa Caminha, a Adapec acompanhou e orientou todo o processo de adequação destas empresas para a adesão ao SIE, e que, após todas as vistorias e fiscalizações as indústrias foram credenciadas receberem a certificação.
O presidente da Adapec, Paulo Lima destacou a importância das agroindústrias para o desenvolvimento do Tocantins. “Estas três indústrias que receberam o selo SIE poderão agora comercializar seus produtos em todo o Estado, com isso, vão elevar sua produção, e consequentemente, a geração de emprego e renda de forma direta e indireta. Este é um trabalho que o Governo do Tocantins, por meio da Adapec vem executando e incentivando o crescimento das agroindústrias,” pontuou Paulo Lima.