Quinta, 25 de Abril de 2024

Agrotins

Agrotins conta com atividades com foco no meio ambiente e energia solar

Por isso, em seus vários espaços, serão realizadas atividades focadas ao meio ambiente e na sustentabilidade, A entrada é franca.

Divulgação Prefeitura de Palmas
post
Segundo a estimativa de Grison, o espaço municipal na Agrotins 2019 deve receber alunos da rede municipal durante quatro dias

04 maio, 2019 às 23:13

Considerada um dos mais importantes eventos do agronegócio brasileiro, começa nesta terça-feira, 7 de maio, às 9 horas, no Centro Agrotecnológico de Palmas, a 19ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2019). Este ano, a feira, que vai até o dia 11, tem como tema ‘Agronegócio de atitude sustentável’. Por isso, em seus vários espaços, serão realizadas atividades focadas ao meio ambiente e na sustentabilidade, A entrada é franca.



No estande da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) está prevista uma ampla programação nos cinco dias da Agrotins, com seminários, palestras e cursos. Haverá ainda exposições de máquinas agrícolas e equipamentos, artesanato e apresentações de projetos experimentais, como a Horta Circular. Estão sendo aguardados 4 mil agricultores familiares para o evento. "O objetivo é incentivar a comercialização dos produtores da agricultura familiar por meio das exposições na Vitrine da Agricultura Familiar e mostrar alternativas de produção e renda", afirma Carlos Antônio Martins, diretor de Agricultura Familiar da Seagro.



Este ano a Agrotins vai receber 600 animais das principais raças bovinas. A pecuária é a segunda atividade em maior ascensão no Tocantins. Também haverá na feira exposições de ovinocaprinos e equinos e, pela primeira vez, haverá a Exposição Estadual da Raça Manga Larga Marchador. A Seagro, em parceria com a Embrapa Floorestas, vai ministrar durante a Agrotins o curso sobre Softwares para Manejo e Análise Econômica de Plantações Florestais em Monocultivo e Integração Lavoura Pecuária Florestas (ILPF)



A Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA) vai compartilhar um espaço com as Secretarias Municipais de Desenvolvimento Rural (Seder) e de Educação (Semed) onde será reforçado o compromisso de trabalhar para validar as leis ambientais, seja em atividades urbanas ou rurais. “Temos uma expectativa em relação à participação do público escolar. Estamos programando trilhas de sustentabilidade por onde os participantes serão conduzidos por um fluxo de debates, atividades e informações sobre o meio ambiente, a importância de sua preservação e convívio harmônico com a natureza”, adiantou o diretor de Gestão Ambiental, da FMA, Marcelo Grison.

 

 

 Energia Solar 

 

No estande da Secretaria Municipal Extraordinária de Assuntos Estratégicos, Captação de Recursos e Energias Sustentáveis serão apresentados vídeos e material ilustrativo sobre o projeto Palmas Solar, da Prefeitura de Palmas. Os visitantes poderão conferir no local a produção de energia solar fotovoltaica para atender as demandas dos tanques de piscicultura da Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder). O sistema, com potência de 2,01 kw, é integrado por seis módulos fotovoltaicos, capaz de gerar em média 240 kw por mês.

 

Representantes da Cromo Solar, empresa parceira da prefeitura de Palmas,l responsável pelo projeto e instalação do sistema instalado na Agrotins, destacam que a energia solar deve crescer 44% no Brasil em 2019, com impulso de geração distribuída. Para a empresa, o aumento será ainda maior na capital tocantinense devido aos incentivos fiscais do programa Palmas Solar. Quem adere ao programa recebe isenção de até 80% no IPTU por cinco anos e no Imposto Sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) na primeira transferência de imóvel. Há ainda o benefício de pelo menos 60% no Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) e de até 25% da outorga onerosa.

 

A Energisa programou  atrações educativas, culturais, informativas e de serviços em seu estande, como esclarecimentos sobre tarifas e descontos. A distribuidora quer envolver o público com atividades interativas para mostrar o trabalho que vem desenvolvendo no Tocantins.



Em 2018 a Agrotins movimentou mais de 2 bilhões em volume de negócios. A expectativa é ampliar este número em 2019.



Como chegar:



Centro Tecnológico de Palmas - Rodovia TO-050, km 23. Estrada Vicinal km08 - Zona Rural, às margens do Lago Luis Eduardo Magalhães.