Terça, 22 de Outubro de 2024

Alunos da Escola Municipal Beatriz Rodrigues promovem ação de educação ambiental na Praia das Arnos

A ideia de contribuir para a melhoria das condições da Praia

Foto: Divulgação
post
Edição: Denis Rocha/Secom

20 novembro, 2023 às 11:43

Preocupados com as condições da Praia das Arnos, localizada na mesma região de sua escola, alunos e equipe gestora da Escola Municipal (EM) Beatriz Rodrigues promoveram uma ação de educação ambiental com o objetivo de sensibilizar banhistas, comerciantes e frequentadores acerca da importância da conservação e preservação deste importante equipamento de lazer para a população palmense.

A ideia de contribuir para a melhoria das condições da Praia das Arnos surgiu como projeto para a feira de ciências da escola, classificatória para a edição de 2023 da Feira de Empreendedorismo, Ciência, Inovação e Tecnologia (Fecit), onde obteve o primeiro lugar. Para definir o projeto, foi realizada uma pesquisa de campo e levantamento das condições do local. Atitudes que devem ser evitadas como depredação do patrimônio público, lixo jogado na areia, poluição sonora e restos de comida na água, situações que poderiam ser evitadas com a sensibilização dos frequentadores, por meio da educação ambiental.

Para isso foi criado um panfleto com dicas de como preservar e cuidar do ambiente, válido para qualquer das nossas praias. A ação de panfletagem aconteceu no dia 6 de novembro com os alunos do 9º ano abordando comerciantes e banhistas, oportunidade em que também conversaram sobre a importância de cuidar da praia. Também foi realizada coleta de lixo solto e separação do material reciclável. 

O diretor da escola, Francisco Filho, considera que a ação é válida porque é necessário despertar um novo olhar sobre a Praia das Arnos, utilizando a educação ambiental como instrumento. “Nosso objetivo é que a comunidade reconheça e preserve esse patrimônio público tão significativo”, disse.

Para a supervisora pedagógica Ana Lúcia, a educação ambiental deve ser promovida em todos os níveis de ensino, objetivando a conscientização pública para a preservação. “É dever de todos cuidar e preservar o meio ambiente. Mesmo após a reforma da praia é perceptível impactos negativos, que podemos mitigar com essa iniciativa”, finaliza. 


 

Texto: Redação Semed