Equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins que integra a Força Nacional de Segurança Pública nos combates a incêndios florestais no estado do Amazonas completou 20 dias de atuação. São cinco componentes que executam atividades em quatro cidades. A FNSP conta com 33 membros, e a viagem foi determinada pelo governador Wanderlei Barbosa.
O trabalho ocorre nas cidades de Apuí, Lábrea, Boca do Acre e Humaitá, no interior do Amazonas, e de difícil acesso. Segundo o tenente Vander Praxedes, do CBMTO, um dos mais experientes entre os da Força Nacional, “a maioria dos incêndios ocorre em áreas desmatadas, pastos e área urbana”. “Diante disso, sempre que temos oportunidade, passamos nas propriedades para conscientizar a população para não usar o fogo neste período”, explicou.
Também integram a equipe do CBMTO, o Tenente Soares, os SubTenentes Noleto e Fernandes, e o Sargento De Oliveira. A viagem deles ocorreu no início de julho, mas a operação de fato começou dia 10.
Chamada de Operação Guardiões do Bioma, a ação é encabeçada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, numa continuidade à Operação Tamoiotatá IV/Aceiro.
“A missão está prevista para acabar na primeira semana de outubro, mas pode haver alteração nessa data, dependendo do início das chuvas na região”, explicou o tenente Vander Praxedes.
O comando da Operação Guardiões do Bioma foi estabelecido na cidade de Humaitá, a cerca de 700 quilômetros de Manaus - AM. Além do próprio Amazonas, também há bombeiros militares de Roraima, Distrito Federal, Pernambuco, Pará e Maranhão.