Com a presença de autoridades, representantes da iniciativa privada e comunidade em geral, a Agência de Mineração do Estado do Tocantins (Ameto) realizou nesta quarta-feira, 18, a abertura oficial da 2ª Exposição de Geologia e Mineração do Estado do Tocantins, no Capim Dourado Shopping. A mostra seguirá até o dia 22 de outubro, gratuitamente, para o público geral.
O evento faz parte do projeto Mineração nas Escolas, criado pela Ameto e conta com a exibição de um acervo geológico composto por mais de 150 peças de rochas, minerais e fósseis de ocorrência estadual e nacional.
Além da exibição de um acervo geológico, a mostra conta com um sistema de realidade aumentada denominado Caixa de Areia (sandbox). Na caixa com areia é utilizado um sensor para produzir interações através da Realidade Aumentada. Com a interação, é possível moldar formas na areia, que são identificadas pelo sensor e exibidas pelo projetor. Por meio do sistema, é possível criar modelos de topografia tomando formas na areia, na qual é exibida em tempo real um mapa de cores de elevação, linhas de contorno topográficas e água simulada.
O presidente da Agência, Mauro Mota, agradeceu a presença de todos e reforçou que a exposição tem o objetivo destacar o papel que Tocantins tem alcançado na mineração do Brasil e mostrar à sociedade sua diversidade geológica. “Com a união de informações científicas e curiosidades, o visitante da mostra compreenderá como as geociências e a mineração estão presentes em nosso cotidiano, fornecendo materiais essenciais ao nosso bem-estar e à sobrevivência na Terra”, declarou.
Para realização da exposição, amostras inéditas foram cedidas à Ameto por geólogos, colecionadores, além de parceiros da iniciativa privada. Assim, a Ameto cumpre seu papel de fomentar o desenvolvimento do potencial do setor mineral tocantinense.
Autoridades, representantes da iniciativa privada e comunidade em geral visitaram exposição. Peças de milhões de anos e um sistema de Realidade Aumentada fazem parte da mostra