Domingo, 24 de Novembro de 2024

APA Lago de Palmas entrega kit de árvores frutíferas para servidores do Naturatins

Com a entrega desta quinta-feira, 9, a supervisão da APA de Palmas contabiliza mais de 3.700 mudas distribuídas neste ano

Fotos: Yasmin Oliveira/Governo do Tocantins
post
Shirley Cruz/Governo do Tocantins

09 novembro, 2023 às 15:12

Compacto e muito bem cuidado, o Viveiro Experimental da Área de Proteção Ambiental (APA) Lago de Palmas, localizado no Distrito de Luzimangues, em Porto Nacional, tem contribuído socialmente com a comunidade por meio da distribuição de mudas de árvores típicas do Cerrado e outros biomas, incluindo espécies frutíferas. Em mais uma dessas ações e para atender pedidos de servidores do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), órgão ambiental responsável pela gestão da APA Lago de Palmas, a supervisão da APA entregou na manhã desta quinta-feira, 9, um kit de mudas, composto por uma muda de Jabuticaba Olho de Boi e uma muda de Figueira. Além do kit, os servidores receberam um vídeo com um tutorial sobre os cuidados que as duas espécies requerem.

 

Com a entrega de hoje, aproximadamente, 40 kits, o supervisor da APA Lago de Palmas, Abel Andrade, contabiliza oito ações de entrega de mudas para a comunidade, além de empresas e propriedades rurais, que requisitam para reflorestar áreas próximas a nascentes. Segundo Abel, neste ano já foram doadas mais de 3.700 mudas de espécies diversas. Para o próximo ano, a APA Lago de Palmas programará novas ações de doação. Até lá, o Viveiro estará em processo de produção de mais mudas.

 

Durante a entrega, Abel Andrade ressaltou a importância do plantio de árvores. Lembrou que nesta semana, quando se celebra o Dia da Floresta e do Clima (07 de novembro), é importante refletir sobre a importância do bioma floresta no equilíbrio climático do planeta e fomentar cada vez mais o reflorestamento.

 

Os servidores que receberam suas mudas foram previamente cadastrados. Dentre eles, Luciana Nunes da Silva, Analista do setor jurídico do Naturatins. Segundo ela, essas ações são excelentes e aproximam as pessoas da natureza, pois mostram a importância de preservar, conservar e buscar corrigir o que já foi degradado. Com um sorriso de satisfação, Luciana informa que as mudas serão plantadas em uma fazenda próxima da Capital.