Segunda, 25 de Novembro de 2024

Arraiá seguro: confira cuidados e dicas de segurança nas festas juninas

Fogueira, bandeirolas e muita animação compõem a época mais colorida do ano

Foto: Divulgação
post


06 junho, 2024 às 13:54

Fogueira, bandeirolas e muita animação compõem a época mais colorida do ano: a temporada de festas juninas. E para que os festejos sejam bem aproveitados, a Energisa alerta para a prevenção de acidentes elétricos, principalmente durante a montagem das estruturas e decorações. 

“Temos equipes prontas para atender as ocorrências que envolvam energia elétrica, mas é muito importante que os cuidados básicos sejam tomados para evitar acidentes”, explica o coordenador do Centro de Operação Integrado da Energisa Tocantins, Tony Franco. “Entre esses cuidados está a integridade da instalação elétrica, evitando gambiarras e o uso de cabos e extensões desgastados”, complementa. 

Ao escolher os locais que ganharão a decoração temática, é necessário, também, respeitar os pontos de energia. Os bocais de lâmpadas, jamais devem ser utilizados como suporte para pendurar enfeites como balões e bandeiras, assim como os postes não devem ser usados para amarrar fios, cabos ou enfeites. “Além de choques elétricos, essa prática pode provocar incêndios”, alerta o coordenador. 

Se a festa contar com fogos de artifício, a recomendação é manter distância de fios elétricos e não apontar na direção de postes, para que não atinjam a rede elétrica e causem curtos-circuitos e faltas de energia na localidade. Já em caso de fogueira, os clientes devem observar a distância da rede elétrica, uma vez que o fogo ou o calor em excesso podem danificar cabos e estruturas. 

  

Ligações provisórias  

 
Além dos cuidados para quem vai aproveitar os festejos juninos, é importante que as equipes que trabalharão na organização das festas se atentem a algumas orientações. “A primeira recomendação é não fazer ligações clandestinas junto à rede elétrica externa, caso queira iluminar uma área temporariamente para o arraial. Além de crime, oferece alto risco e pode ser fatal. Somente a Energisa pode executar ligação provisória de energia”, reforça Franco.

Para os clientes que desejam o serviço, a solicitação deve ser feita junto à concessionária com, no mínimo, 48h de antecedência. E se precisar fazer qualquer tipo de instalação elétrica, a orientação é procurar um profissional qualificado para realizar o serviço. 

  

Choques elétricos 

  

Se algum acidente acontecer e houver vítima de choque elétrico, não se deve tentar tocar na pessoa que está recebendo a descarga. A melhor forma de ajudar é desligar o disjuntor ou a chave geral e ligar para emergência no 193 ou 192. Se o acidente for em via pública, além das orientações já mencionadas, é preciso acionar a concessionária pelo telefone 0800 721 3330 para que a energia seja desligada. 

 

Confira outras dicas:

-  Não solte fogos ou acenda fogueiras próximo à rede elétrica; 

-  Cuidado ao pendurar as bandeirinhas na rua. Elas devem ficar distantes da fiação; 

-  Ligação clandestina é crime e coloca a vida de pessoas em perigo; 

- Ligações provisórias para as festas devem ser solicitadas à Energisa; 

-  Não solte balões. Eles podem causar graves acidentes se atingirem a rede elétrica ou subestações; 

-  Estruturas metálicas devem estar devidamente aterradas.