Sábado, 20 de Abril de 2024

MEIO AMBIENTE

Assinado acordo que estabelece a logística reversa de produtos eletroeletrônicos no Brasil

Iniciativa poderá ampliar número de pontos de coleta de eletroeletrônicos de 70 para mais de 5.000 em todo o país

Banco de Imagens Pixabay
post


04 novembro, 2019 às 15:11

Na última quinta-feira, 31 de outubro, foi assinado um acordo, entre o Ministério do Meio Ambiente e entidades representativas do setor de eletroeletrônicos, que estabelece a logística reversa destes produtos no Brasil. A medida consolida a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que tornou obrigatório o retorno de eletroeletrônicos, de forma a garantir o descarte correto desses produtos com alto potencial de contaminação ao meio ambiente. 

Segundo o acordo, na primeira fase será realizada a estruturação do sistema e na segunda fase ocorrerá a implementação e operacionalização. A segunda fase será baseada em metas anuais crescentes, prazos e ações concretas, com previsão de aumento dos pontos de coleta de eletroeletrônicos de 70 para mais de 5.000 em todo o país, alcançando os 400 maiores municípios (população superior a 80.000 habitantes) e cerca de 60% da população brasileira. 

Ainda segundo o acordo, todos os produtos coletados deverão ter uma destinação ambientalmente adequada, com preferência para a reciclagem. Assim, esses materiais poderão ser reinseridos na cadeia produtiva, diminuindo a exploração de recursos naturais para a produção e o lixo produzido no país. 

Assinaram o acordo representantes da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (ABINEE), Associação Brasileira da Distribuição de Produtos e Serviços de Tecnologia da Informação (ABRADISTI), Federação das Associações das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (ASSESPRO NACIONAL) e Gestora para Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos Nacional (GREEN ELETRON).