Sexta, 26 de Abril de 2024

Tocantins encerra XXI CONGEMAS/Norte

Evento voltado para a região Norte do Brasil discutiu a restrição fiscal no Sistema Único de Assistência Social

Ascom/Setdes
post
Secretário Messias Araújo durante o XXI CONGEMAS/Norte

03 abril, 2019 às 23:31

Terminou nesta quarta-feira, 3, em Palmas, o 21º Encontro Regional do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social - Congemas - XXI CONGEMAS/Norte, evento que em 2019 teve como objetivo discutir a restrição fiscal ao Sistema Único de Assistência Social - SUAS.

O governo do Tocantins participou do encontro por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social,  com o secretário Messias Araújo, que representou o governador Mauro Carlesse. Para o gestor da pasta, "os encontros que tratam das questões da Assistência Social são sempre reuniões de grande importância”.

Focado dos municípios da região Norte do Brasil, o evento começou na terça, 2, no auditório CUICA da Universidade Federal do Tocantins - UFT e teve em sua programação debates, oficinas simultâneas e painéis que abordaram, entre outros temas, os fenômenos que expressam as desproteções sociais e a organização política e administrativa dos gestores municipais de assistência social.

No painel “Os impactos dos Benefícios e Serviços Socioassistenciais na Proteção Social da População Brasileira”, foram apresentadas palestras com a participação de representantes do Ministério do Desenvolvimento Social - MDS e do Fórum Nacional de Secretários de Estado de Assistência Social - Fonseas) e Congemas.

O XXI CONGEMAS/Norte reuniu diversos entes da assistência social, entre eles, a representante do Ministério da Cidadania Raquel de Fátima Antunes, a presidente do Congemas Andreia Carla Santana, o presidente do Conselho Estadual de Assistência Social Agnaldo Humberto Leal, o coordenador do Fórum Estadual dos Trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social - FETSUAS e cerca de 400 representantes municipais da Assistência Social.

Também participaram a diretora do Sistema Único de Assistência Social no Tocantins - SUAS e Programas Especiais, Halana Santos, a Gestora da Assistência Social em Araguaína, Fernanda Ribeiro, e a presidente do Colegiado Nacional de Gestores Municipais da Assistência Social - COEGEMAS do Amazonas, Eldilene Alves.

Para Fernanda Ribeiro, “as dificuldades de cada município e o comparecimento ao encontro mostra o grau de envolvimento de cada um deles”, pontuou, ao agradecer a presença da maioria dos 139 municípios tocantinenses.

O evento foi organizado pelo Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social - Coegemas e Congemas. (Com informações da Ascom Setdes)