Sexta, 29 de Março de 2024

Nascente

Auxílio na recuperação de nascentes será feito com viveiro

Serão produzidas 200 mil mudas de espécies nativas do Cerrado que vão auxiliar na recuperação de 200 hectares por ano de áreas degradadas

Foto: Acervo Semarh/ Governo do Tocantins
post


13 outubro, 2020 às 19:12

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), firmou um convênio com a Universidade Federal do Tocantins (UFT), campus de Gurupi, e captou recursos financeiros no Banco Mundial, para a instalação de um viveiro na instituição de ensino que terá capacidade de produzir por ano até 200 mil mudas de essências nativas do Cerrado.

O Estado conta hoje com cinco Comitês de Bacias Hidrográficas (CBH’s) instalados, cada um com o seu plano de bacias que tem, dentre outras metas, a recuperação das nascentes, matas ciliares e Áreas de Proteção Permanente (APPs) que estão degradadas. O objetivo do projeto é auxiliar fornecendo mudas e envolvendo os membros dos CBH’s nesse trabalho de educação ambiental.

Segundo o diretor de Planejamento e Gestão dos Recursos Hídricos da Semarh, Aldo Azevedo, “integrar a sociedade nesse projeto ambiental é o mais importante, tendo em vista que a recuperação das áreas vai beneficiar a própria comunidade”. O diretor também destaca que “o produtor rural, que é beneficiário da restauração, vai se comprometer com a Semarh em preservar as nascentes recuperadas e, após o terceiro ano, esse produtor será responsável pela continuidade do projeto”.

Cada CBH vai receber em média de 20 a 30 mil mudas por ano, e já estão trabalhando na catalogação das nascentes que vão receber o plantio.  As ações contam com o apoio das prefeituras e das secretarias de Meio Ambiente municipais que fazem parte do CBH. Anualmente o viveiro vai auxiliar na recuperação de aproximadamente 200 hectares de áreas degradadas.

A coleta das sementes acontece exatamente no início fenológico das espécies do Cerrado e será realizada pelos próximos quatro meses, período que a Semarh vai receber e semear as sementes no viveiro. No início do próximo período chuvoso as mudas já estarão prontas para o plantio. Dentre as sementes que já estão sendo coletadas estão: Ipê, Angico, Sucupira, Mutamba e a Mirindiba.

O viveiro contará com o que há de mais moderno na estrutura para receber as sementes e devolver as mudas com qualidade para os municípios. A data de inauguração será divulgada em breve nas redes sociais e no site oficial da Semarh.