Uma barragem do programa Água para Todos rompeu na zona rural de Santa Rosa do Tocantins, a 140 quilômetros de Palmas. O barramento fica na região do povoado Mansidão, onde vivem mais de 30 famílias. Não houve feridos, mas de acordo com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente pastagens e cercas foram destruídas. Além disso, tanques utilizados para criação de peixes ficaram inundados.
O desabamento ocorreu no último sábado (23) após o reservatório transbordar devido às fortes chuvas registradas no mês de março. A barragem fica na zona rural, a cerca de 20 quilômetros da cidade. Um vídeo feito por moradores mostra a água passando por cima do barramento momentos antes do rompimento.
De acordo com o secretário Mauro Batista Neto, cinco barragens para represar água foram feitas na cidade pelo programa Água para Todos. Os reservatórios tem cerca de 5 mil metros e foram construídos entre 2015 e 2016. A água retida é distribuída por caminhões-pipa durante o período de estiagem.
O secretário conta que as condições da barragem do povoado Mansidão tinham sido informadas para a Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), responsável pelo programa, mas nenhuma providência foi tomada.
"Essa barragem ficou com o ladrão alto. Ao invés da água sair pelo ladrão, estava passando por cima da barragem. Se tivessem vindo baixar o ladrão teria evitado o problema", contou.