Sábado, 20 de Abril de 2024

MEIO AMBIENTE

Caixas de leite são recolhidas em projeto para substituição do plástico comum no plantio de mudas do Cerrado

Projeto Campo Sustentável tem o objetivo de reduzir o desmatamento e desenvolver cadeias produtivas sustentáveis

Fernando Alves/Governo do Tocantins
post


23 outubro, 2019 às 15:09

Com o objetivo de reduzir o desmatamento e desenvolver cadeias produtivas sustentáveis no Tocantins, a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) está desenvolvendo o projeto Campo Sustentável. 

Para a próxima ação, que é a implementação do sistema de integração Lavoura Pecuária e Floresta (iLPF) na Escola de Família Agrícola de São Salvador, o projeto busca recolher caixas de leite do tipo Tetra Park para o plantio de mudas nativas do Cerrado. A meta é de 2500 caixas, que podem ser doadas por qualquer pessoa na sede da Semarh, desde que estejam lavadas. O uso das caixas de leite, além de ser mais econômico, é sustentável porque reaproveita um material já utilizado impedindo que sejam empregados plásticos comuns novos. 

Segundo a coordenadora do projeto, Thaiana Brunes, a iniciativa tem como foco as escolas familiares agrícolas do Tocantins, com prioridades para as escolas indígenas e quilombolas. Na unidade de São Salvador, por exemplo, está sendo implantado um viveiro para promover a educação ambiental. "Os alunos estão sendo capacitados para a produção de mudas nativas, com isso os alunos saberão trabalhar com sementes florestais, técnicas de plantio e implantar o sistema iLPF. Serão multiplicadores, é um dos objetivos do projeto, disseminar e replicar o sistema", enfatiza. 

Thaiana Brunes também destaca que a implantação do sistema de integração Lavoura Pecuária e Floresta (iLPF) traz um impacto de sensibilização ambiental grande, atingindo várias famílias, e contribui com benefícios para a comunidade. "A maior parte dos alimentos produzidos pelo projeto na escola serão consumidos pela própria unidade, o excedente será vendido e a renda obtida será destinada para aprimorar a infraestrutura escolar, trazendo impactos positivos para toda a comunidade", finalizou.  

O projeto ainda chegará em mais quatro Escolas de Família Agrícola.