Sexta, 26 de Abril de 2024

MEIO AMBIENTE

Cerca de 12 toneladas de lixo são recolhidas nos rios Araguaia e do Coco

Operação identificou que boa parte dos resíduos é resultado da atividade de turistas

Divulgação/Naturatins
post


18 outubro, 2019 às 13:15

A campanha Praia Limpa 2019, realizada no Parque Estadual do Cantão (PEC), recolheu cerca de 12 toneladas de lixo em cinco praias dos rios Araguaia e do Coco, entre os dias 15 e 17 de outubro. A iniciativa foi realizada pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Secretaria de Meio Ambiente e Turismo de Caseara e o Batalhão da Polícia Militar Ambiental. 

A operação teve início no dia 15 de outubro, partindo de Porto da Balsa, e percorreu as praias da Ilha, da Lua e do Avião, localizadas no Rio Araguaia, além das praias do Sol e Vila Paraibinha no rio do Coco. Entre os materiais, foram identificados plásticos, vidros e latas, que levam anos para serem decompostos e provocam graves danos ao meio ambiente. 

De acordo com o supervisor do Parque Estadual do Cantão, Adailton Glória, boa parte do lixo deixado nas praias é por turistas, que além disso não desmontam as estruturas de barracas ao final dos acampamentos, e outra parte pelos próprios moradores. Na operação, foram identificados 10 responsáveis por acampamentos abandonados, que após notificados, terão o prazo de 15 dias para retirar toda a estrutura.

Adailton também ressaltou que foi firmado um pacto com o Batalhão da Polícia Militar Ambiental para facilitar a identificação dos responsáveis pelos resíduos deixados na praia a partir do próximo ano: manter um cadastro de responsáveis pelos acampamentos que não têm estrutura, utilizando como base as coordenadas geográficas.