Nos últimos dias, o tocantinense tem enfrentado um cenário de severidade climática, com episódios que vão desde o calor extremo com temperaturas que chegaram até 40°c, até a chuva forte com muitos raios e ventania intensa. Somente nesta terça-feira, dia 26, quase 60 postes foram danificados por conta dos ventos em todo o Estado. Em Figueirópolis, por exemplo, 11 estruturas precisaram ser substituídas após a chuva com ventania que atingiu a região. Na contramão, em alguns municípios foram registradas ocorrências de interrupção de energia por sobrecarga da rede, como consequência das altas temperaturas que levaram ao consumo elevado de energia.
Ainda na terça-feira, foram registradas quase 70 mil descargas atmosféricas no Tocantins, que ocorreram em diferentes períodos ao longo do dia, com algumas horas mais ativas do que outras. De acordo com a meteorologista e consultora da Energisa, Ana Paula Paes, há previsão de mais chuva para esta semana, mas o calor deve continuar. “Todo esse calor deve começar a amenizar entre os dias 27 e 28 de setembro, quando áreas de instabilidade devem provocar chuva em grande parte do Tocantins. Vale destacar que o calor deve amenizar, mas as temperaturas máximas ainda devem ocorrer em torno de 35°C”, explica.
Tanto a onda de calor quanto as chuvas intensas são consequência do fenômeno El Niño, que vem impactando e deve influenciar o clima do Brasil até abril de 2024. O fenômeno é caracterizado pelo aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico, o que acaba influenciando no clima mundial.
Para o gerente de operações da Energisa, Alberto Cunha, a concessionária tem um planejamento para atuar nessas situações adversas. “As condições meteorológicas estão ficando cada vez mais severas e, a cada ano, se intensificam situações de vento e chuva, desafiando nosso time na busca de melhores práticas para o atendimento ao cliente. Por isso, a Energisa tem feito um mapeamento em tempo integral de toda a rede, substituído transformadores e instalando novos equipamentos quando necessário e de acordo com a necessidade de cada região”, afirma o gerente.
Apesar dos investimentos já realizados e ações em execução, o fenômeno trouxe um cenário mais crítico e severo, diferente de anos anteriores, o que vem afetando o fornecimento de energia em algumas regiões. “Estamos sensíveis ao cenário atual e atuando de forma massiva nas regiões mais atingidas. Nosso centro de operação atua 24h por dia e nossas equipes estão nas ruas agindo para solucionar cada caso. Novos equipamentos estão sendo instalados e a rede vem ganhando mais robustez. Continuaremos o mapeamento e atuando em cada caso em busca de solucionar cada caso.
Segurança
Devido aos alertas de chuvas previstas para os próximos dias no Tocantins, é essencial que a população tome precauções para evitar acidentes elétricos. “É importante lembrar as pessoas a não se aproximarem de galhos ou cabos rompidos em decorrência de quedas de árvores e, em vez disso, acionar imediatamente os Bombeiros ou a própria concessionária, que podem resolver a situação de maneira segura e eficiente”, informou Cunha.
Algumas dicas de segurança a serem seguidas:
- Não faça manutenções quando estiver chovendo. Em telhados, existe o risco de ser atingido por raios e, em equipamentos elétricos ligados à tomada, há chance de choque elétrico. Em caso de alagamento, curto-circuito ou princípio de incêndio dentro de casa, desligue imediatamente o disjuntor;
– Não manusear aparelhos elétricos com as mãos molhadas ou pés descalços e tocar nas partes metálicas dos objetos, prevenindo o risco de choque;
– Caso perceba que alguma parede da sua casa está úmida, não ligue equipamentos elétricos em tomadas instaladas nela. As paredes podem ser fonte de choques e mau funcionamento de equipamentos, causando danos aos aparelhos;
– Se estiver na rua e começar a chover, fique longe de áreas abertas, como campos de futebol, nem próximos de postes ou embaixo de fiação elétrica. Também mantenha distância de piscinas, lagos, árvores, antenas e locais elevados. Além disso, evite encostar em grades e objetos metálicos.
Caso precise, o cliente pode entrar em contato com a Energisa através dos canais de atendimento digitais, sem enfrentar filas ou esperas:
- Aplicativo Energisa On (disponível para iOS e Android)
- Agência Virtual www.energisa.com.br
- Gisa: www.gisa.energisa.com.br