Sexta, 19 de Abril de 2024

Cidadania e Justiça participa da comemoração do Dia Internacional da Síndrome de Down

Profissionais desenvolvem dinâmicas e brincadeiras com crianças que estudam na APAE, em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down

Divulgação
post
Dia Internacional da Síndrome de Down está no calendário oficial da Organização das Nações Unidas, é celebrado em 21 de março

23 março, 2019 às 14:19

A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), em parceria com a Priority Studio Fitness, levou, nesta quinta-feira, 21, dois educadores físicos à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Palmas para desenvolver, com os alunos, dinâmicas e brincadeiras com as crianças que estudam na instituição, em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down. Os educadores físicos trabalharam com os alunos nos períodos matutino e vespertino, de forma a alcançar todos os matriculados na instituição.  

“Essa ação tem o propósito de estreitar as relações de todos os alunos com as especificidades da Síndrome de Down, uma vez que nem todos eles estão na instituição por causa da Down. Também aproveitamos o dia para criar um momento de descontração e educação lúdica, afinal esse é um momento especial para os portadores da síndrome”, comentou Nayara Abi-Jaudi Brandão, gerente de diversidade e inclusão social da Seciju e organizadora da ação.

A presidente da Apae, Aparecida Guedes, ressaltou a importância de ações como essas e da participação de parceiros para a Associação e também para os alunos que estudam na instituição. “A Apae não funciona sozinha, por isso a colaboração dos parceiros é extremamente importante, sem falar que tanto nós como as crianças ficamos muito felizes quando tem gente nova para participar conosco de nossas atividades”, declarou.

O educador físico Geraldo José de Jesus falou da felicidade que sentiu em participar das atividades. "Esse trabalho é muito bom. Presenciamos muitos momentos de superação a cada brincadeira e a cada dinâmica nova. É muito bom testemunhar os sorrisos que eles dão com a superação das dificuldades, como conseguir realizar um movimento novo”, confessou.


Dia Internacional da Síndrome de Down

O Dia Internacional da Síndrome de Down está no calendário oficial da Organização das Nações Unidas, sendo celebrado em 21 de março, em alusão aos 3 cromossomos no par número 21, característico das pessoas com Síndrome de Down. Todos os 193 países-membros da ONU realizam ações voltadas para o tema nessa data. (Willian Borges)